CATÁSTROFE

Japão procura sobreviventes após chuvas que deixaram 199 mortos

As fortes chuvas, que já é considerada a pior catástrofe meteorológica desde 1982 no país, atingiram o oeste do Japão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/07/2018 às 7:12
Foto: Martin BUREAU / AFP
As fortes chuvas, que já é considerada a pior catástrofe meteorológica desde 1982 no país, atingiram o oeste do Japão - FOTO: Foto: Martin BUREAU / AFP
Leitura:

As equipes de resgate procuravam nesta quinta-feira entre os escombros das casas as dezenas de pessoas que continuam desaparecidas após as fortes chuvas que atingiram o oeste do Japão e que provocaram 199 mortes.

Esta é a pior catástrofe meteorológica no país desde 1982 e provocou dúvidas sobre a avaliação de riscos ante fenômenos deste tipo no Japão.

As operações de limpeza e retirada de lama e terra pós os deslizamentos que sepultaram bairros inteiros prosseguem e as autoridades locais afirmaram que devem continuar, casa por casa, com a busca por sobreviventes, pois quase 60 pessoas estão desaparecidas.

"As 72 horas críticas já passaram, admitiu Mutsunari Imawaka, funcionário da prefeitura de Okayama, uma das áreas mais afetadas, ao lado de Hiroshima."Mas vamos continuar com as buscas, acreditando que ainda há sobreviventes", disse.

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que cancelou uma viagem a quatro países, visitou na quarta-feira a província de Okayama e na sexta-feira deve seguir para outras áreas afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra.

Abe não fez declarações à imprensa, mas se reuniu de modo privado com alguns moradores afetados. Milhares deles estão em refúgios públicos e outros seguiram para as casas de parentes.

Todos os depoimentos ouvidos pela AFP confirmam que a situação atual é algo fora do comum.

No bairro de Mabi, em Kurashiki, no município de Okayama, o nível da água chegou a 4,8 metros, segundo a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão.

A meteorologia constatou índice recorde de pluviometria em 72 horas em 118 pontos de observação em 15 municípios.

Os moradores não conseguiram abandonar suas casas a tempo e muitos questionaram os métodos de avaliação de risco, reconheceu o governo, muito criticado pela oposição pela maneira como administrou a crise, considerada lenta.

A célula de crise nacional, liderada pelo primeiro-ministro, só foi acionada no domingo, mas no sábado à noite o balanço já era de 30 mortos. O governo prometeu revisar seus protocolos. 

Quase 70% do território japonês é formado por montanhas e colinas. Muitas casas estão construídas em encostas íngremes ou em planícies suscetíveis a inundações, ou seja, zonas de risco.

Além disso, muitas casas japonesas são de madeira, especialmente as construções mais tradicionais nas zonas rurais.

Mas os especialistas também apontam para o sistema de alerta japonês, que confia a funcionários locais sem experiência em gestão de catástrofes a decisão de emitir ou não as ordens de retirada, que não são obrigatórias.

A consequência é que os próprios moradores decidem se deixam suas casas ou ficam, em situações nas quais muitas vezes não possuem informações suficientes

Últimas notícias