CONVERSA

Presidente israelense explica quem foi Hitler a líder filipino

'Hitler representa na atualidade o próprio diabo', disse Rivlin a Rodrigo Duterte

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/09/2018 às 14:47
Foto: GALI TIBBON / AFP / POOL
'Hitler representa na atualidade o próprio diabo', disse Rivlin a Rodrigo Duterte - FOTO: Foto: GALI TIBBON / AFP / POOL
Leitura:

O presidente israelense Reuven Rivlin deu uma breve explicação sobre Hitler a Rodrigo Duterte, referindo-se às declarações que o líder filipino fez em 2016 comparando-se ao ditador nazista.

"Hitler representa na atualidade o próprio diabo", disse Rivlin ao se reunir com o filipino em seu escritório em Jerusalém. "Era o diabo na terra".

Rivlin acrescentou que a visita de Duterte ao memorial Yad Vashem na segunda-feira poderia mostrar o quão sensível pode ser qualquer referência a Adolf Hitler.

"Você provavelmente percebeu o que se sente ao visitar o museu Yad Vashem em Jerusalém, ao sentir essa atmosfera, sentir o que sentiu o povo que fez parte desse desastre", declarou Rivlin, cujo cargo é simbólico.

Duterte ouviu atentamente quando Rivlin fez esses comentários, mas logo depois o filipino começou a falar sobre comércio e cooperação.

Opinião

O polêmico presidente das Filipinas falou de Hitler em 2016 quando respondeu às críticas americanas e europeias a seus métodos sangrentos para combater o crime e o tráfico de drogas. "Hitler massacrou três milhões de judeus. Bem, há três milhões de viciados em drogas (nas Filipinas). Eu ficaria feliz em massacrá-los", havia dito, citando um falso número de judeus mortos, estimado em seis milhões.

Isso gerou uma profunda indignação internacional e entre os judeus. Israel falou de "declaração infeliz" e pediu esclarecimentos. 

Duterte então pediu desculpas e visitou uma sinagoga alguns dias depois.

Últimas notícias