REUNIÃO

Secretário da Defesa dos EUA inicia visita surpresa ao Afeganistão

Secretário irá se reunir com o presidente do Afeganistão e com o novo secretário da Otan

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/09/2018 às 11:10
Foto: SAUL LOEB / AFP
Secretário irá se reunir com o presidente do Afeganistão e com o novo secretário da Otan - FOTO: Foto: SAUL LOEB / AFP
Leitura:

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, aterrissou nesta sexta-feira (7) em Cabul para uma visita não anunciada ao Afeganistão, onde se reunirá com o presidente Ashraf Ghani e com o novo comandante das forças americanas e da Otan.

Os Estados Unidos têm hoje 14 mil militares estacionados no Afeganistão, os quais garantem o grosso da missão da Otan para apoiar e formar as forças de segurança afegãs.

A visita de Mattis, a segunda ao Afeganistão em meses, acontece em um momento delicado da guerra em que o país está mergulhado há 17 anos.

Nem as forças afegãs nem americanas conseguiram grandes avanços na luta contra os talibãs, o maior grupo insurgente no país.

Os atores afegãos e internacionais intensificaram os esforços para celebrar conversas de paz com os talibãs.

Cessar-fogo

O cessar-fogo sem precedentes alcançado em junho e a reunião entre autoridades americanas e representantes talibãs no Catar em julho alimentaram a esperança de que as negociações pudessem pôr fim aos combates.

A recente onda de ataques cometidos pelos talibãs e pelo grupo extremista Estado Islâmico, que deixou centenas de mortos entre as forças de segurança e os civis, diminuiu esse otimismo, porém.

Últimas notícias