Confronto

Macron defende ações de policiais para conter protestos na França

O número de manifestantes caiu drasticamente no último sábado (22), mas a violência voltou ao foco novamente em Paris

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/12/2018 às 11:24
Foto: AFP
O número de manifestantes caiu drasticamente no último sábado (22), mas a violência voltou ao foco novamente em Paris - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Autoridades francesas estão defendendo as ações policiais no país para conter a violência de protestos promovidos pelos coletes amarelos depois que um policial foi visto brevemente segurando uma arma no meio de uma multidão em Paris. O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu "as mais severas punições legais" contra as manifestantes violentos. Em breve discurso realizado durante visita ao Chade, Macron pediu "ordem, calma e união".

Números

O número de manifestantes caiu drasticamente no último sábado (22), no sexto fim de semana consecutivo de ações do movimento dos coletes amarelos, mas a violência voltou ao foco novamente em Paris. Um vídeo do policial armado cercado por manifestantes circulou pelas redes sociais. Ele não disparou, mas a ameaça de ação letal chocou cidadãos.

Os sindicatos de policiais disseram neste domingo (23) que o policial agiu em legítima defesa. O ministro do Interior da França, Édouard Philippe, elogiou o "profissionalismo e compostura" das forças de segurança do país e pediu um debate nacional para abordar as preocupações econômicas dos manifestantes.

Últimas notícias