Chapa

Em transmissão no Facebook, Bolsonaro mantém mistério sobre a vice de sua chapa

Na transmição, Bolsonaro fez críticas ao Supremo Tribunal Federal e defendeu mudanças nas reservas indígenas

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 03/08/2018 às 0:59
Foto: Reprodução/Facebook/Jair Messias Bolsonaro
Na transmição, Bolsonaro fez críticas ao Supremo Tribunal Federal e defendeu mudanças nas reservas indígenas - FOTO: Foto: Reprodução/Facebook/Jair Messias Bolsonaro
Leitura:

Três dias após conceder entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) respondeu a perguntas de apoiadores ao vivo pelo Facebook, na noite desta quinta-feira (2). A transmissão começou às 22h20 e se estendeu por mais de duas horas.

Bolsonaro fez críticas ao Supremo Tribunal Federal, defendeu mudanças nas reservas indígenas e disse que ninguém pode ser preso por xingar alguém de gay durante uma partida de futebol.

Questionado sobre quem será o candidato a vice em sua chapa, Bolsonaro repetiu que a advogada Janaína Paschoal e o príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança são os principais nomes, e que o general Hamilton Mourão (PRTB) "corre por fora".

O candidato estava acompanhado por seu filho Flávio Bolsonaro e pelo economista Paulo Guedes, mentor do presidenciável no campo econômico e provável ministro da Fazenda caso Bolsonaro seja eleito. Havia três entrevistadores: Allan dos Santos, Bernardo Kuster e Flávio Morgenstern, todos influenciadores digitais que declaram apoio ao candidato.

Ao criticar o que chamou de "ativismo judiciário", Bolsonaro afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) "fica muito próximo da Suprema Corte venezuelana" e criticou a iniciativa de regulamentar o direito ao aborto. Defendeu que seja nomeado um ministro "cristão": "Por que não tem um ministro cristão no STF? Num país cristão como o Brasil, por que não?", questionou. Sobre a proposta de ampliar o número de ministros da Corte, para formar uma maioria conservadora, ele afirmou que levou "muita pancada", mas que "quem entendeu elogiou (a proposta)".

Centrão

Bolsonaro criticou o Centrão (grupo de partidos que decidiu se aliar ao tucano Geraldo Alckmin na corrida pelo Planalto) e o "loteamento de cargos": "Se Alckmin vencer, vai lá, substitui o Temer e não muda nenhum ministro, porque os cargos já estão loteados pelo Centrão, que é quem continuará mandando", afirmou

O economista Paulo Guedes, por sua vez, afirmou que a governabilidade de um eventual governo de Bolsonaro seria mantida não pelo loteamento de cargos, mas pelo repasse de recursos do âmbito federal para Estados e municípios: "A descentralização de recursos é o eixo da governabilidade. Bolsonaro pode ser o primeiro presidente que vai amputar seus próprios poderes, vai regenerar a classe política. Até o prefeito do PT vai querer votar nele, porque está precisando de dinheiro (para administrar o município). A classe política finalmente vai se reaproximar do povo", previu.

Em outro momento, Guedes sugeriu o cineasta José Padilha para a função de ministro da Cultura.

Últimas notícias