Eleições

Rede Sustentabilidade entra com pedido na Justiça para retirar candidatura de Lossio

A petição foi protocolada pela advogada do partido, Carla Rodrigues, onde afirmou que a decisão foi tomada com base no artigo 147 do estatuto da Rede

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 26/09/2018 às 17:21
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
A petição foi protocolada pela advogada do partido, Carla Rodrigues, onde afirmou que a decisão foi tomada com base no artigo 147 do estatuto da Rede - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Após ser expulso da Rede Sustentabilidade por se aliar com bolsonaristas na última sexta-feira (21), o partido apresentou à Justiça nesta quarta-feira (26) um pedido para cancelamento da candidatura do ex-prefeito de Petrolina Júlio Lossio. De acordo com o partido, Lossio cometeu infidelidade partidária de acordo com a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95). Ele ainda recorreu a decisão.

A petição foi protocolada pela advogada do partido, Carla Rodrigues, onde afirmou que a decisão foi tomada com base no artigo 147 do estatuto da Rede, que traz no seu primeiro parágrafo: "considera-se ato de infidelidade partidária, sujeitando o infrator à aplicação sumária da pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e à expulsão simultânea da Rede, o candidato que (...) fizer campanha eleitoral para candidato ou partido adversário".

Por meio de sua assessoria jurídica, Lossio informou estar esperando a intimação da Justiça e que a decisão da Rede foi “arbitrária”. “Consideramos a decisão da Rede arbitrária e injusta. Ela não respeitou os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e principalmente do devido processo legal”

 

 

APOIO

Julio Lossio recebeu oficialmente nesta terça-feira (19) o apoio de dois dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PSL) no Estado, o candidato a deputado federal Coronel Meira e Gilson Machado (PSL), durante almoço de adesão em uma churrascaria do Recife. Tal aliança resultou na distribuição de material de campanha distribuído tem a foto de Lossio; da mulher, Andrea Lossio, candidata a deputada federal pela Rede, que não estava no evento; do coronel Luiz Meira e do próprio presidenciável.

Em nota, divulgada na última quinta-feira (13), o partido já havia desautorizado qualquer aliança de seus candidatos majoritários com apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro utilizando a legenda da Rede. Dois filiados da sigla chegaram a sair do partido. Lossio chegou a apresentar a sua defesa, assim como filiados a Rede assinaram uma carta de apoio ao candidato. Ela é assinada também pelos integrantes da chapa majoritária encabeçada por ele: O candidato a vice-governador, Luciano Bezerra, e os candidatos a senadores Pastor Jairinho e Adriana Rocha.

Últimas notícias