CANDIDATOS

Aceno a mulheres e ataques a Bolsonaro e Haddad marcam final de debate

O penúltimo debate antes do primeiro turno foi promovido pela TV Record entre a noite de domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (1º)

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 01/10/2018 às 1:21
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
O penúltimo debate antes do primeiro turno foi promovido pela TV Record entre a noite de domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (1º) - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

O aceno a mulheres e os ataques à polarização entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) tomaram boa parte das considerações finais de candidatos à Presidência no debate promovido pela TV Record entre a noite de domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (1º).

Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT) aproveitaram para cumprimentar as mulheres, em referência às manifestações femininas contrárias a Bolsonaro, que lidera pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno da disputa.

"As mulheres terão um papel preponderante neste novo Brasil que vai sair das urnas", disse Alckmin, citando sua candidata a vice, Ana Amélia (PP). Além disso, o tucano reforçou que é preciso unir o País contra extremos e fazer a virada na última semana antes do primeiro turno.

Haddad fez referência aos movimentos de mulheres contra Bolsonaro e enalteceu a mulher "que foi às ruas ontem (sábado) pedir paz, democracia e exigir seus direitos garantidos na constituição.

O candidato também relembrou o passado petista e os empregos criados durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem deixar de alfinetar Bolsonaro. "A imagem que eu vislumbro é das brasileiras e dos brasileiros com a carteira assinada e com livro na mão, não com armas".

Já Ciro Gomes atacou a tese do voto útil. "Quero me dirigir a você que vota no Bolsonaro porque não quer o PT, ou que vota no PT porque não quer o Bolsonaro... Eu entendo vocês, mas se isso continuar acontecendo, a única certeza dessas eleições é que a crise vai continuar", afirmou, ao pedir a oportunidade para reconciliar o País.

Na mesma direção de Ciro, Guilherme Boulos (PSOL) disse que no primeiro turno o eleitor deve votar em quem acredita. "Eleição não é corrida de cavalo que você escolhe quem está em primeiro lugar".

Marina, única mulher na disputa, usou seu tempo final para se posicionar como alternativa para unir o Brasil. "Estou aqui para oferecer a outra face de um País desunido por PT e Bolsonaro", disse.

Alvaro Dias, do Podemos, retomou sua defesa da refundação da república e defendeu o combate à corrupção.

Cabo Daciolo cumprimentou sua vice, Suelene Balduino Nascimento, nas considerações finais. Otimista, disse que acredita em "sinais" e destacou que faltam sete dias para o primeiro turno. O candidato fez uma oração para "expulsar" o Satanás do Brasil.

Haddad e Bolsonaro

Bolsonaro e Haddad foram o principal alvo no primeiro bloco do debate entre os candidatos. 

"Nenhum país democrático tem um Bolsonaro como presidente", afirmou Meirelles. Ciro relembrou as recentes afirmações do cabeça do PSL sobre não aceitar o resultado de um pleito caso derrotado. "O Brasil, para quem não se lembra, teve uma eleição assim. O outro lado não reconheceu", argumentou Ciro, em referência ao resultado da eleição entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, em 2014.

Ciro também disse que participou de um debate mesmo passando por tratamento médico e usando sonda (no caso do embate do SBT, na semana passada), enquanto Bolsonaro, após alta no hospital ontem, não compareceu ao confronto na Record.

Já Marina afirmou que Bolsonaro tem uma atitude autoritária e preconceituosa com minorias. "Mas com essa frase (de não reconhecer o resultado do pleito) ele também desrespeita a constituição, o jogo democrático", disse, e emendou: "Bolsonaro fala muito grosso, mas tem momentos que ele amarela", ironizou a candidata da Rede.

Marina, entretanto, aproveitou o momento e não poupou críticas ao PT. "O PT e Bolsonaro são cabos eleitoreiros um do outro", disse, criticando também a sigla de Lula por propostas como o controle da imprensa e uma nova constituinte em um período de instabilidade política.

Alvaro Dias e Alckmin (PSDB) fizeram uma dobradinha contra os "radicais" e a polarização entre Bolsonaro e Haddad no primeiro turno da eleição. Alckimin fez uma apelo pela "união" dos eleitores contra o cenário e defendeu uma "virada" na última semana da primeira etapa do pleito. Os dois defenderam reduzir o número de políticos no Legislativo.

Além disso, os partidos do Centrão, que estão coligados com o tucano, viraram tema de embate entre os candidatos do Podemos e do PSDB. "A arca de Noé está se desmanchando e os oportunistas já estão buscando outro porque querem cargos", disse Dias. Alckmin, por sua vez, lembrou que Dias já foi líder do PSDB no Congresso e que todos buscaram apoio do Centrão.

Haddad foi atacado também por Cabo Daciolo, para quem o ex-prefeito "não fez nada" na Prefeitura de São Paulo e agora quer ser presidente. "Lula é um líder, você tem que aprender muito para ser um líder," disse.

Últimas notícias