VÉSPERA DA ELEIÇÃO

Em última pesquisa JC/Ibope/TV Globo antes do 1º turno, Paulo tem 51% dos votos válidos

De acordo com o Ibope, pesquisa deixa Paulo Câmara no limite da reeleição ou de disputar o segundo turno

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/10/2018 às 18:50
Artes JC
De acordo com o Ibope, pesquisa deixa Paulo Câmara no limite da reeleição ou de disputar o segundo turno - FOTO: Artes JC
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSDB) aparece 51% das intenções de votos válidos na última pesquisa realizada pelo Ibope antes do primeiro turno, em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo, divulgada neste sábado (6). Nessa contagem, não são considerados os que responderam que vão votar branco ou nulo e ou os que estão indecisos. Considerando a margem de erro, que é de dois pontos percentuais, o socialista pode ter 49% ou 53%, o que, segundo o instituto, deixa Paulo Câmara no limite da reeleição ou de disputar o segundo turno com o senador Armando Monteiro Neto (PTB).

No cenário, o petebista aparece com 37% das intenções de votos válidos. O ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio (Rede) ficou com 4%. A advogada Dani Portela (PSOL) e o ex-deputado federal Maurício Rands (Pros) têm 3%. Ana Patricia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU), 1%.

Votos totais

Considerando os votos totais, ou seja, incluindo os que responderam que vão votar branco ou nulo e também os que não opinaram, Paulo Câmara subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado no dia 2 de outubro. O socialista, candidato à reeleição, chegou a 41% das intenções de voto e continua liderando.

Em segundo lugar aparece Armando Monteiro Neto, que cresceu três pontos e está com 30% depois de ficar estabilizado com 27% por duas rodadas da pesquisa, divulgadas em 27 de setembro e 2 de outubro.

Julio Lossio (Rede) e Dani Portela (PSOL) aparecem com 3% das intenções de voto. Maurício Rands (Pros) tem 2%. Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU) seguem com 1%.

Brancos e nulos correspondem a 13% das respostas. Na pesquisa anterior eram 15%.

Os que não sabem ou não responderam são 6%, contra 8% da amostragem anterior.

2º turno

Em um eventual segundo turno, Paulo Câmara aparece com 44% das intenções de voto e Armando Monteiro com 38%. O percentual dos que disseram que vão votar branco ou nulos é de 14%, enquanto os que não sabem ou preferiram não opinar são 3%.

Rejeição

Apesar de liderar nas intenções de voto, Paulo Câmara, como candidato, também é o mais rejeitado. O socialista foi apontado por 34% dos entrevistados como o postulante em quem não votariam de jeito nenhum. Armando Monteiro foi a resposta de 30% à mesma pergunta.

Dani Portela tem rejeição de 23%. Ana Patrícia Alves, Julio Lossio, Maurício Rands e Simone Fontana têm 21%.

Os que poderiam votar em todos são 4% e os que não sabem ou preferem não opinar correspondem a 13%.

JC/Ibope/TV Globo

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número PE-01373/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-06946/2018.

Últimas notícias