Eleições

Roraima elege primeira mulher indígena para deputada federal

Advogada, Joência se destacou com o slogan 'Fazendo História Junto com Todos para Melhorar a Vida dos Povos Indígenas'

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 08/10/2018 às 21:01
Foto: Joênia Wapichana/Direitos Reservados/Agência Brasil
Advogada, Joência se destacou com o slogan 'Fazendo História Junto com Todos para Melhorar a Vida dos Povos Indígenas' - FOTO: Foto: Joênia Wapichana/Direitos Reservados/Agência Brasil
Leitura:

Pela primeira vez, uma mulher indígena foi eleita deputada federal. Joênia Wapichana (Rede), de 43 anos, será uma dos oito parlamentares federais por Roraima. Formada em Direito, nasceu Joênia Batista de Carvalho, mas adotou como sobrenome sua etnia. Segundo estimativas não oficiais, são 3,5 mil indígenas wapichana no Norte do país.

Advogada, Joênia Wapichana se dedica à defesa das causas dos povos indígenas, como a demarcação de terras, a preservação da cultura, mais atenção para saúde e educação para as etnias. Durante a campanha, ela também falou no fortalecimento dos centros culturais para os indígenas.

Defesa dos povos indígenas

Com o slogan Fazendo História Junto com Todos para Melhorar a Vida dos Povos Indígenas, Joênia destacou como prioridades a defesa dos direitos coletivos dos indígenas, o desenvolvimento sustentável no Estado de Roraima, respeitando as diversidades e o combate à corrupção.

Nas redes sociais, o ator Marcos Palmeira postou um vídeo em que elogia Joênia. “É uma indígena, importantíssima, para estar representando lá no Congresso.”

Últimas notícias