ELEIÇÕES 2018

Entidades prestam solidariedade a bispo notificado pelo TRE-PE

Articulação de Leigos e Leigas de Olinda e Recife e Associação Brasileira de Juristas pela Democracia divulgaram nota de apoio a dom Limacêdo Antonio

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/10/2018 às 15:09
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Articulação de Leigos e Leigas de Olinda e Recife e Associação Brasileira de Juristas pela Democracia divulgaram nota de apoio a dom Limacêdo Antonio - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

A Articulação de Leigos e Leigas de Olinda e Recife, formada por 21 entidades e grupos, e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) manisfestaram solidariedade, na tarde deste sábado, ao bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva. O religioso foi notificado na última quinta-feira (25) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Os juízes da propaganda eleitoral advertiram dom Limacêdo a se abster de fazer propaganda eleitoral de qualquer natureza dentro dos templos religiosos.

"Diante da notificação, a Articulação de Leigos e Leigas de Olinda e Recife e a ABJD, considerando a imensurável importância da Comissão de Juízes da Propaganda Eleitoral do Recife, entende que, na homilia de Dom Limacedo não ficou evidente um pedido de voto, mas sim uma orientação, baseada em valores pregados por Jesus de Nazaré, que defende a vida em abundância", destacaram as entidades, em nota.

A denúncia ao TRE chegou por meio do aplicativo Pardal. Segundo vídeo que está circulando pelas redes sociais, Dom Limacedo teria dito, terça-feira, durante homilia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Salgadinho, Olinda, no Grande Recife, que as pessoas não deveriam "votar em quem defende a tortura". Ele ressaltou ainda que jovens que votam em quem defende a ditadura é porque não a viveram.

 

APOIO

Na sexta-feira, a Arquidiocese de Olinda e Recife havia se manifestado a favor do bispo-auxiliar. "Em nenhum momento de sua fala, dom Limacêdo cita o nome de qualquer dos candidatos à presidência da República. Durante toda sua homilia, ele defende os direitos humanos, o direito à vida e uma vida plena, segura e justa". A Paróquia Sagrado Coração de Jesus também demonstrou apoio a dom Limacedo.

Leia, na íntegra, a nota da Articulação de Leigos e Leigas de Olinda e Recife e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD):

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am, 5,24)”.

Nós, da Articulação de Leigos e Leigas de Olinda e Recife e a ABJD – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, manifestamos nossa solidariedade a Dom Limacedo, Bispo auxiliar de Olinda e Recife, que recebeu, no dia 25 de outubro, uma notificação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em consequência de uma denúncia de que ele estaria fazendo campanha para um candidato específico. Os Juízes da Propaganda Eleitoral do Recife notificaram o bispo auxiliar para que ele se abstivesse de fazer propaganda eleitoral de qualquer natureza dentro dos templos religiosos.

Diante da denúncia e da notificação acima referida, a Articulação de Leigos e Leigas de Olinda e Recife e a ABJD, considerando a
imensurável importância da Comissão de Juízes da Propaganda Eleitoral do Recife, entende que, na homilia de Dom Limacedo não ficou evidente um pedido de voto, mas sim uma orientação, baseada em valores pregados por Jesus de Nazaré, que defende a vida em abundância.

Registramos aqui a nossa profunda consideração a Dom Limacedo e a nossa disposição em continuar contribuindo para que a Arquidiocese de Olinda e Recife continue a trilhar seus caminhos em direção à manutenção da vida, em todas as suas formas, respondendo ao chamado à resistência evangélica, à profecia que denuncia na busca da Boa Nova, não baixando, jamais, a cabeça diante de todas as formas de opressão.

“Se eles se calarem, as próprias pedras falarão” (Lucas, 19,40)

Assinam a nota:

1. CEB´s
2. CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
3. Centro Educacional Profissionalizante do Flau - Turma do Flau
4. Comissão de Justiça e Paz
5. Comissão Pastoral da Terra
6. Grito dos Excluídos
7. Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova
8. Grupo Encontro da Partilha
9. Grupo Fé e Política Dom Helder Câmara
10. Grupo Mulher Maravilha
11. IDheC – Instituto Dom Helder Camara
12. Instituto Humanitas
13. Mística e Revolução - MIRE
14. Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Olinda e Recife
15. Movimento de Mulheres Contra o Desemprego
16. MPC – Movimento de Profissionais Cristãos
17. MTC/NE II - Movimento de Trabalhadores Cristãos
18. Pastoral das pessoas em situação de rua
19. RCB – Renovação Cristã do Brasil
20. Tenda da Fé
21. Trapeiros de Emaús

Últimas notícias