congratulações

Maduro e Trump parabenizam Bolsonaro por eleição

Em seu pronunciamento após a vitória eleitoral, Bolsonaro prometeu 'libertar o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos'

Estadão Conteúdo  e AFP
Cadastrado por
Estadão Conteúdo e AFP
Publicado em 28/10/2018 às 23:44
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Em seu pronunciamento após a vitória eleitoral, Bolsonaro prometeu 'libertar o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos' - FOTO: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Leitura:

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou neste domingo (28), o presidente eleito Jair Bolsonaro pela vitória no segundo turno das eleições. Segundo o presidente do PSL, Gustavo Bebianno, o presidente americano, Donald Trump, telefonou para Bolsonaro, parabenizando-o pela vitória.

"O povo e o governo venezuelano ratificam seu compromisso em continuar trabalhando de mãos dadas com o povo-irmão brasileiro por um mundo mais justo e multipolar", diz a nota, difundida pelo chanceler venezuelano Jorge Arreaza em sua conta no Twitter

Em seu pronunciamento após a vitória eleitoral, Bolsonaro prometeu "libertar o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos".

O embaixador Ruy Pereira foi expulso da Venezuela no fim do ano passado. Em meados deste ano, o governo anunciou que iria enviá-lo de volta, mas segundo Itamaraty, a embaixada ainda não tem um embaixador ativo.

Aproximação

As relações entre os dois países, próximas nos governos do PT, se distanciaram na gestão de Michel Temer. Durante a campanha, essa proximidade foi explorada pela campanha de Bolsonaro.

Líderes de outros países também se manifestaram. Confira:

Argentina

O presidente argentino, Mauricio Macri, ta (28). Ao mesmo tempo em que o futuro ministro da área econômica de Bolsonaro, Paulo Guedes, dizia em coletiva de imprensa que o Mercosul não seria prioridade, Macri defendia trabalho conjunto com o novo presidente. "Felicitações a Jair Bolsonaro pelo triunfo no Brasil. Desejo que trabalhemos juntos pela relação entre nossos países e o bem-estar de argentinos e brasileiros", disse Macri na rede social. A mensagem foi replicada pelo próprio Bolsonaro.

Colômbia

"Cumprimentamos @jairbolsonaro, novo Presidente do #Brasil, eleito democraticamente. Nosso desejo para que esta nova etapa do país vizinho seja de bem-estar e união. Esperamos continuar nossa relação de irmandade para fortalecer vínculos políticos, comerciais e culturais", escreveu pelo Twitter o presidente colombiano, Iván Duque.

Chile

"Cumprimento o povo brasileiro por uma eleição limpa e democrática. Cumprimento @jairbolsonaro por sua grande vitória eleitoral. Convido-o a visitar o Chile e estou certo de que trabalharemos com vontade, força e visão de futuro a favor do bem-estar dos nossos povos e da integração", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, pelo Twitter.

Peru

"Cumprimento @jairbolsonaro por sua eleição a presidente do Brasil e lhe desejo os maiores êxitos em sua gestão. Expresso minha disposição de trabalhar juntos para aprofundar nossa fraterna relação bilateral", escreveu o presidente peruano Martín Vizcarra no Twitter.

Equador

"Parabéns ao povo brasileiro por este novo feito democrático. Os melhores presságios para seu novo presidente, @jairbolsonaro. Esperamos fortalecer os tradicionais laços de amizade e trabalho entre as duas nações", escreveu no Twitter o presidente equatoriano, Lenín Moreno.

México

"Em nome do povo e do Governo do México, cumprimento @jairbolsonaro por sua eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, em uma jornada exemplar, que reflete a fortaleza democrática desse país", cumprimentou o líder mexicano, Enrique Peña Nieto, no Twitter.

Guatemala

"O Governo da Guatemala, respeitoso da democracia e do Estado de Direito, saúda os partidos políticos que participaram desta contenda eleitoral e cumprimenta o senhor Jail (sic) Bolsonaro pela vitória no segundo turno das eleições para Presidente da República Federativa do Brasil", destacou o governo de Jimmy Morales através de um comunicado de sua chancelaria.

Costa Rica 

"Após um dia democrático, o Brasil elegeu seu novo governo. A Costa Rica ratifica sua disposição de trabalhar com o Brasil em prol da inclusão, do crescimento econômico e do respeito aos direitos de todas as pessoas, assim como para alcançar o desenvolvimento sustentável da região", disse o presidente do país, Carlos Alvarado, através do Twitter.

Luis Almagro, secretário-geral da OEA

"Saudamos o povo brasileiro pela jornada eleitoral de hoje. Cumprimentamos o Presidente eleito Jair Bolsonaro e aplaudimos sua mensagem de verdade e paz. Conta com o compromisso da Secretaria-geral da OEA de trabalhar em forma conjunta x democracia, #DDHH, segurança e desenvolvimento da região", assegurou pelo Twitter o secretário-geral da OEA, Luis Almagro.

Últimas notícias