CORRUPÇÃO

MPF denuncia ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada

O Ministério Público Federal denunciou o ex-diretor da Petrobras por suspeita de corrupção

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 22/11/2016 às 13:35
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O Ministério Público Federal denunciou o ex-diretor da Petrobras por suspeita de corrupção - FOTO: Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Leitura:

O Ministério Público Federal denunciou o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada à Justiça por suspeita de corrupção no contrato de construção da plataforma P-50. Além dele, foram denunciados também Julio Faerman e Luís Eduardo Campos Barbosa da Silva, representantes da empresa holandesa SBM.

Segundo a Procuradoria da República no Rio de Janeiro, Zelada, à época gerente-geral de implantação de empreendimentos para exploração e produção da Petrobras, acrescentou, em 2006, aditivo de contrato no valor de 67,5 milhões de dólares (R$ 226 milhões no câmbio atual), em favor do estaleiro Jurong.

Ex-presidente da Petrobras recebeu 3,3 milhões de dólares em uma conta na Suíça

Em troca, segundo o MPF, Zelada recebeu 3,3 milhões de dólares (R$ 11 milhões no câmbio de hoje) em uma conta na Suíça. Zelada é acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Os dois crimes juntos prevêem uma pena de 5 a 22 anos de prisão. Já Faerman e Barbosa da Silva são acusados de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Zelada foi preso em julho de 2015, durante a 15a Fase da Operação Lava Jato, na chamada Operação Mônaco.

Últimas notícias