BRASÍLIA

CCJ da Câmara abre sessão para votar parecer da PEC da Previdência

Reforma da Previdência precisa ser aprovada na CCJ antes de seguir para votação no Plenário da Casa

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 14/12/2016 às 15:18
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Reforma da Previdência precisa ser aprovada na CCJ antes de seguir para votação no Plenário da Casa - FOTO: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara abriu na tarde desta quarta-feira (14) sessão destinada à leitura e votação do parecer do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pela admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma da Previdência.

>>> Acompanhe ao vivo:



O governo deverá enfrentar um longo processo de obstrução de opositores e de alguns partidos da base, como o PSB, que anunciou ser contra votar a admissibilidade da matéria em 2016. Oponentes à PEC da Reforma da Previdência poderão apresentar pelo menos dez requerimentos de obstrução, como de retirada de pauta e adiamento de discussão, o que deve atrasar o processo.

CCJ

Além disso, a oposição fará requerimento para incluir na pauta da CCJ desta quarta-feira a PEC que autoriza eleições diretas para presidente da República até o fim do primeiro semestre de 2018. O pedido tem apoio de ao menos 27 integrantes da comissão - cinco a mais do que o mínimo necessário -, o que obriga a CCJ a votar a solicitação.

Na segunda-feira, 12, numa derrota para o Poder Executivo, a oposição conseguiu adiar a leitura do relatório de Moreira para esta quarta, após pedir vista por duas sessões, antes mesmo de o documento ser lido. Antes de requerer vista, opositores tinham conseguido obstruir a sessão por mais de quatro horas.

 

Últimas notícias