A Prefeitura do Recife (PCR) inaugurou na manhã desta sexta-feira (16), no Parque da Macaxeira, na Zona Norte, um busto do ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife, Miguel Arraes de Alencar. O líder político vem recebendo homenagens ao longo do ano em comemoração ao seu centenário de nascimento.
Leia Também
O evento contou com a presença de amigos, admiradores e familiares, como os filhos de Arraes, Maurício e Nena Arraes, e o bisneto João Campos, filho de Eduardo Campos, que em nome da família agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da representatividade da peça. Além disso, políticos como secretário de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco Felipe Carreras e a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) também marcaram presença na homenagem.
O local não foi escolhido por acaso. Além de estar na avenida que inaugurada pelo gestor, que também leva o seu nome, foi em Casa Amarela que surgiu um movimento, liderado por Arraes, de luta pela posse da terra, intitulado “Terra de Ninguém”, que foi um dos mais expressivos movimentos da história do processo de regularização fundiária nas décadas de 80 e 90. “Nas áreas mais carentes da comunidade era onde ele sentia necessidade de atuar mais e é por isso que ele é tão reconhecido aqui pelo trabalho que fez”, disse Maurício Arraes. “Doutor Arraes engajou o povo do Recife, e muitas comunidades do Recife estiveram junto à luta para garantir o direito à moradia, o direito a um pedaço de chão. Então aqui é um lugar marcante e o busto de Doutor Arraes aqui vai poder ficar contando essa história para sempre”, explicou o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).
Após lembrar trajetória de Arraes, Geraldo Julio avaliou a inspiração do ex-governador na sua vida política. “O maior ensinamento que Arraes me deixou foi engajar as pessoas nas suas conquistas, doutor Arraes sempre lutou pela desigualdade, sempre lutou pelos mais pobres e mostrou para ele que é preciso se organizar. Que organizadas as conquistas acontecem de maneira mais rápida e se consolidam”, disse.
De acordo com o prefeito, ao lado do busto terá uma grande placa contando da vida de Arraes. “E os jovens poderão vir aqui, tanto com suas escolas quanto com os seus pais, mães, avós, para aprender um pouco da história de Doutor Arraes”, disse.
#JCPolítica Geraldo Julio relembra lutas de Miguel Arraes pic.twitter.com/A6Df0RUKbU
— Jornal do Commercio (@jc_pe) 16 de dezembro de 2016
Obra de arte
A peça foi produzida pelo escultor Demétrio Albuquerque, que é autor de obras conhecidas, como as 12 estátuas do circuito de poesia e o Tortura Nunca Mais, na rua da Aurora, na Boa Vista. Demétrio já tinha feito uma escultura de Arraes, que hoje se encontra no pátio do Lafepe, o que lhe ajudou a terminar o busto em tempo recorde: um mês. Para o escultor, é uma honra receber esse tipo de encomenda.
“Quando recebo essas encomendas são dois desafios: um artístico e outro sentimental. Porque você sabe que a peça tem uma carga sentimental muito grande depositada ali. Não é só um pedaço de cimento, ali tem uma história. Por isso procuro dar o máximo de vida a esses monumentos. Me sinto honrado quando a minha arte serve a esse propósito”, disse.