LAVA JATO

Interpol inclui o nome de Eike Batista na lista vermelha dos foragidos

Eike está em Nova York e, segundo o advogado do empresário, ele está à disposição para esclarecer o ocorrido

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/01/2017 às 16:25
Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo
Eike está em Nova York e, segundo o advogado do empresário, ele está à disposição para esclarecer o ocorrido - FOTO: Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo
Leitura:

O empresário Eike Batista foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. Ou  seja, ele pode ser preso por qualquer força policial do país em que esteja. A notícia foi divulgada pela Globo News na tarde desta quinta-feira (26). Eike é considerado foragido da Justiça.

A prisão de Eike Batista foi decretada na manhã desta quinta-feira (26), pela Polícia Federal no âmbito da Operação Eficiente. Ele é alvo de investigação por ter participado de um esquema de lavagem de dinheiro de obras públicas e enviado para o exterior, usando contas de paraíso fiscais do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. A operação é o primeiro desdobramento da Lava Jato neste ano.

Todas as diligências tiveram origem nos desdobramentos da investigação sob tutela do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que decretou a prisão do Eike por considerar que ele mentiu ao prestar depoimento no Ministério Público Federal (MPF). De acordo com as apurações, o empresário pagou US$ 16,5 milhões (cerca de R$ 52 milhões) em propina a Sérgio Cabral em troca de felicitações para fechar contratos públicos no Rio.

Sem curso superior, Eike Batista poderá ficar em cela comum.

Nos Estados Unidos

De acordo com os advogados de Eike, o empresário está em Nova York desde a última terça-feira (24). A defesa também informou que seu cliente está "à disposição para esclarecer tudo".

Últimas notícias