O vice-governador e secretário do Desenvolvimento de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), avaliou que medidas econômicas tomadas pela gestão do presidente Michel Temer (PMDB) são necessárias para retomar o crescimento do país. “Na minha opinião pessoal, o presidente Michel Temer está fazendo o dever de casa, dentro das possibilidades dele. Claro que ele assumiu em condições excepcionais, ninguém desejou o impeachment”, disse.
Leia Também
EM entrevista à Rádio Jornal, o vice governador afirmou que para cumprir o papel de estadista, Temer tem que afastar a hipótese de reeleição. “Para ele ter autoridade política e fazer esse conjunto de reformas que são imprescindíveis para o país ele tem que afastar essa hipótese e dizer 'vou cumprir a missão e fazer as reformas'. É como um publicitário falou, ‘presidente, aproveite a sua impopularidade para fazer o que tem que ser feito’”, disse.
Para ele, o Brasil está retomando a confiança na economia para retomar o crescimento, mas que para que isso possa acontecer, as medidas tomadas pelo presidente, consideradas impopulares, são adequadas. “Ele está fazendo agenda necessária para o país. A PEC do Teto, reforma da previdência social, a modernização da legislação do trabalho”, citou.
De acordo com Raul Henry, a partir da confiança virão os investidores. “O Brasil é o que é sempre um destino, onde as instituições estão funcionando, apesar da crise política temos uma imprensa livre, o judiciário e congresso que funcionam, é um país que não tem grandes conflitos sociais, de ódio, racial, religioso ou cultural, temos uma ampla chance de sair da crise”, afirmou.
Agenda
Empossado secretário no último dia 19, o vice-governador escolheu passar sua primeira semana de gestão em pra Brasília. Isso porque, de acordo com ele, um conjunto de investimentos que são fundamentais e estruturantes para economia de Pernambuco estão pendentes.
“Um exemplo clássico é a Transnordestina, a concessão das duas rodovias que corta o Estado, a devolução da autonomia de Suape para que a gente possa voltar a fazer as licitações das concessões, o aeroporto dos Guararapes. Então, eu dediquei minha primeira semana para conversa com os ministros de Pernambuco, conversar com ministro Moreira Francos, que cuida da parte de concessão”, explicou.
Ainda segundo Raul Henry, a partir desta segunda-feira (30), irá realizar diariamente uma reunião com cada um dos setores da secretaria para que eles apresentem as metas para os próximos dois anos.