EX-PRIMEIRA-DAMA

Solidariedade e politização nos comentários sobre Marisa Letícia

No entanto, foram registradas mensagens polêmicas nas redes sociais. Houve quem comemorasse a morte cerebral ou escrevesse coisas como ''aqui se faz, aqui se paga''

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 03/02/2017 às 8:28
Ricardo Stuckert
FOTO: Ricardo Stuckert
Leitura:

Quando a notícia de que o ex-presidente Lula e sua família teriam autorizado o procedimento de doação de órgãos após constatação da morte cerebral da ex-primeira dama Marisa Letícia, as redes sociais, as reações variaram entre a solidariedade à família e homenagens - a maioria - e a politização do tema.

Não faltou quem tenha acusado o juiz Sérgio Moro de ser o responsável pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) de Marisa Letícia. Em sua conta de Twitter, o Frei Leonardo Boff escreveu: "Sérgio Moro, ‘evangélico piedoso’, deveria ir à igreja pedir perdão a Deus pelos excessos cometidos contra a Marisa e a família Lula da Silva". 

Comentários polêmicos sobre morte cerebral de Marisa

Entre as mensagens mais polêmicas, houve quem comemorasse ou escrevesse coisas como "aqui se faz, aqui se paga" ou insinuasse interesses políticos na morte da ex-primeira-dama. Um meme, compartilhado à exaustão pelas redes, acusava Lula de "capitalizar com a tragédia". Uma celebridade da televisão e que ano passado participou de diversas manifestação contra o governo Dilma chegou a xingar o ex-presidente.

Deputados e políticos ligados ao PT também fizeram críticas parecidas. Nas áreas de comentários de algumas páginas do Facebook, internautas brigavam com quem "comemorou" a morte de Marisa ou "com quem culpou Sérgio Moro" pelo falecimento. 

Mas as homenagens e a solidariedade também deram o tom da reação virtual. A foto em que o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso abraça o ex-presidente Lula foi bastante difundida e usada como exemplo de solidariedade (Lula fez o mesmo quando Ruth Cardoso faleceu). 

Depois de saber sobre a condição de Marisa Letícia, o fotógrafo Bob Wolfenson postou, em seu Instagram, foto da família Lula da Silva, feita em 1978. Depois dela, outras fotos históricas de Marisa e Lula ganharam espaço nas redes. 

O cantor Emicida escreveu: #forçalula! (se não conseguir demonstrar o mínimo de compaixão nesse momento e vier falar asneira aqui vai ser excluído e bloqueado mesmo). 

Até mesmo a conta oficial no Twitter do Corinthians, time do coração da ex-primeira-dama, publicou uma foto da ex-primeira dama ao lado do jogador Ronaldo. "O Corinthians não seria um dos maiores clubes do mundo sem o apoio das queridas corintianas. E Dona Marisa foi uma delas. Descanse em paz". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ricardo Stuckert
Lula e Marisa em foto oficial na posse do segundo mandato de Lula, em 2007 - Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Movimento dos Atingidos por Barragens presta solidariedade ao ex-presidente Lula e Marisa - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ricardo Stuckert/Agencia Brasi
Ex-presidente Lula e dona Marisa saúdam populares em desfile cívico-militar - Ricardo Stuckert/Agencia Brasi
Reprodução/Fundação Perseu Abramo
Marisa e Lula nos anos 1970 - Reprodução/Fundação Perseu Abramo
Reprodução
Marisa Letícia e Lula se casaram em 1974 - Reprodução
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
- Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Marisa e Lula na posse do primeiro mandato do ex-presidente, em 2003 -
Foto: Reprodução/Jornalistas Livres
Lula e Maria em comício, em 1989 - Foto: Reprodução/Jornalistas Livres
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Marisa e Lula em dia de votação - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Marisa, Dilma e Lula em São Bernardo do Campo - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Dilma, Lula, Marisa e Haddad na festa de aniversário do ex-presidente - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Reprodução
Marisa, Lula e os filhos na frente da casa onde moraram em São Bernardo do Campo - Reprodução
Roberto Stuckert Filho
Lula e Marisa durante festa junina na Granja do Torto - Roberto Stuckert Filho

Últimas notícias