Despedida

Velório de Marisa Letícia é encerrado com discurso de Lula

Lula falou por cerca de 40 minutos, afirmando que quer provar a inocência da esposa nas investigações da Lava Jato

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 04/02/2017 às 16:02
NELSON ALMEIDA / AFP
Lula falou por cerca de 40 minutos, afirmando que quer provar a inocência da esposa nas investigações da Lava Jato - FOTO: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

O velório de Marisa Letícia Lula da Silva foi encerrado neste sábado (4) por volta das 15h35 após um longo discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula falou por cerca de 40 minutos logo depois de uma cerimônia ecumênica presidida pelo bispo emérito da diocese de Bauru, dom Dom Angélico Sândalo Bernardino. Após o velório, o corpo da ex-primeira-dama foi encaminhado para a cerimônia de cremação no Cemitério Jardim da Colina, também em São bernardo do Campo. A cerimônia foi encerrada por volta das 17h40 da tarde (horário de Brasília). 

“Eu vou continuar agradecendo à Marisa, até o dia que eu não puder mais agradecer, o dia em que eu morrer. Espero encontrar com ela, com esse mesmo vestido que eu escolhi para colocar nela, vermelho, para mostrar que a gente não tinha medo de vermelho quando era vivo, e não tinha medo de vermelho quando morre”, disse Lula.

O ex-presidente alternava a fala pausada com momentos em que era tomado pela emoção, e era interrompido por palmas de populares, familiares, amigos e militantes do PT que lotavam o terceiro andar do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Lula lembrou dos momentos em que conheceu Marisa, no Sindicato, e da história deles juntos.

“Ela está com uma estrelinha do PT no seu vestido, e eu tenho orgulho dessa mulher. Muitas vezes essa molecada [os sindicalistas] dormia no chão da praça da matriz [de São Bernardo do Campo] e a Marisa e outras companheiras vendendo bandeira, vendendo camiseta para a gente construir um partido que a direta quer destruir”, disse.

Lula afirma que irá provar inocência de Marisa Letícia

No momento mais forte de seu discurso, o ex-presidente disse que Marisa morreu triste, que fizeram uma “canalhice” contra ela e que quer provar a inocência da esposa nas investigações da Operação Lava Jato, em que era ré junto com Lula em duas ações penais. “Na verdade, Marisa morreu triste. Porque a canalhice que fizeram com ela, e a imbecilidade e a maldade que fizeram com ela, eu vou dedicar [Lula não encerrou a frase]. Eu tenho 71 anos, não sei quando Deus me levará, acho que vou viver muito, porque eu quero provar que os fascínoras que levantaram leviandade com a Marisa tenham, um dia, a humildade de pedir desculpas a ela”, disse, emocionado.

Marisa Letícia morreu na sexta-feira (3), aos 66 anos, após ficar dez dias internada no hospital Sírio-Libanês onde ela estava internada desde o dia 24 de janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Últimas notícias