disputa presidencial

Desempenho em pesquisa abre 'leilão' de Bolsonaro

Decisão de Bolsonaro de não disputar próxima eleição pelo PSC abriu nos bastidores um leilão entre legendas consideradas médias para tê-lo como candidato

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/02/2017 às 7:45
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Decisão de Bolsonaro de não disputar próxima eleição pelo PSC abriu nos bastidores um leilão entre legendas consideradas médias para tê-lo como candidato - FOTO: Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Leitura:

Um dia após ser apontado como segundo colocado no cenário de votos espontâneos na pesquisa CNT/MDA para a disputa presidencial de 2018, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) manteve nessa quinta-feira (16), a rotina de participar de eventos militares, segmento onde espera contar com o maior número de votos na próxima eleição.

O levantamento apontou que Bolsonaro tem 6,5% das intenções de votos espontâneos para a Presidência, atrás apenas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (16,6%), de acordo com CNT/MDA. "Tenho conversado na minha andança pelo Brasil. Em vários Estados, o pessoal tem dito que acredita que eu possa ser uma opção para o Brasil", disse o deputado à reportagem. 

Contrariado com a direção do PSC, o deputado afirma que não vai disputar a próxima eleição pelo partido. "É decisão tomada da minha parte. Eu vou procurar outro partido. Pretendo até setembro no máximo estar definido", ressaltou. 

Diante do bom desempenho nas pesquisas, a decisão de Bolsonaro abriu nos bastidores um leilão entre legendas consideradas médias para tê-lo como candidato presidencial. "O convite foi feito em dezembro. Mas ele ficou de pensar. O partido está ciente de que ele quer disputar à presidência", afirmou o líder do PR na Câmara, Aelton Freitas (MG). 

Bolsonaro também tem sido sondado pelo PRB. Em novembro, a direção da sigla chegou a fazer uma consulta a todos os 27 diretórios estaduais sobre a possibilidade do deputado ingressar na legenda. Uma decisão prévia deve ocorrer após o carnaval. "Existem conversas, mas não estão em situação de fechamento", afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e presidente licenciado do PRB, Marcos Pereira. 

Por volta das 8h30, Bolsonaro discursou no clube de bombeiros de Brasília sobre temas que têm feito parte de suas agendas, como problemas na segurança e previdência dos militares. Após deixar o local, foi para o plenário da Câmara, onde recebeu vários cumprimentos antes de deslocar para o Rio. 

Rotina de candidato presidencial de Bolsonaro será reforçada nos próximos meses 

A rotina de candidato presidencial do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) será reforçada nos próximos meses com participações em feiras populares no interior de Mato Grosso e passagens por São Paulo, Fortaleza, Natal, Cuiabá, Campo Grande e Goiânia. 

O roteiro de "pré-campanha" deve seguir nesta sexta-feira, 17, quando ele participa de almoço com simpatizantes em Niterói (RJ) Em cada cidade que desembarca, o deputado tem adotado a estratégia de promover palestras e participar de programas de rádio e TV locais para debater temas que vão de segurança pública a homossexualidade.

Em um palanque montado na Paraíba, Bolsonaro aproveitou para fazer chacota do fato de sido fotografado trocando mensagem com o filho e deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP). "Ele estava surfando na Austrália." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas notícias