Câmara dos Deputados

Deputado diz que não há maioria para aprovar reforma da Previdência

O novo líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (PMDB-ES), reconheceu que a tarefa de atingir os 308 votos necessários é complexa

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 10/03/2017 às 7:44
Foto: Zeca Ribeiro | Agência Câmara
O novo líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (PMDB-ES), reconheceu que a tarefa de atingir os 308 votos necessários é complexa - FOTO: Foto: Zeca Ribeiro | Agência Câmara
Leitura:

Novo líder da maioria na Câmara, o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) admitiu que não há maioria para aprovar a reforma da Previdência, mas que o esforço é para construir o caminho que leve aos 308 votos necessários para aprovar, em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC). "Ela (maioria) está sendo construída", declarou.

O deputado revelou que a estratégia é detectar pontos de convergência no texto do governo, itens que geram conflito mas que podem ter acordo e pontos onde as bancadas não estão dispostas a ceder. O foco, destacou Coimbra, é trabalhar opiniões em comum e negociar o que pode ser flexibilizado. "Isso (pontos sem acordo) só vai ser resolvido na disputa de voto."

Ele disse que a semana pós-carnaval serviu para que o governo "sentisse o pulso" dos deputados e ouvisse as ponderações em relação à PEC. Os aliados do governo, no entanto, ainda não estão contando voto por voto. "Não há adensamento, ainda que tenha possibilitado um pensamento médio claro que nos possibilite fazer mensurações."

Lelo Coimbra minimizou manifestações de partidos da base contra a reforma

O peemedebista minimizou manifestações de partidos da base, como o PSB, contra a reforma e lembrou que o partido tem o Ministério de Minas e Energia. "Temos a consciência de que as pessoas que estão na base do governo estão compartilhando o governo. Então elas tem responsabilidades junto com o governo", observou.

O líder reconheceu que a tarefa de atingir os 308 votos é complexa e disse que não há reforma sem "perdas e ganhos". Ele contou que o esforço de agora é levar a mensagem do governo aos deputados, seja com as duas aulas semanais oferecidas ou com o corpo a corpo do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nas bancadas.

Coimbra deve ser formalizado como líder da maioria na próxima semana, quando será votado um projeto de resolução criando o cargo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas notícias