TRAMITAÇÃO

Reforma trabalhista deve ir ao plenário do Senado em 30 dias

Os governistas tentam evitar, contudo, que o texto passe pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 02/05/2017 às 17:00
Marcos Oliveira Agência Senado
FOTO: Marcos Oliveira Agência Senado
Leitura:

O projeto de lei da reforma trabalhista, aprovado pela Câmara na semana passada, chegou ao Senado nesta terça-feira (2). Em reunião de líderes, no início da tarde, os parlamentares decidiram que a proposta irá tramitar simultaneamente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cujo presidente é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Segundo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), vice-presidente da Casa, a expectativa é de que a reforma vá ao plenário em pelo menos 30 dias.

Ao chegar nos colegiados, caberá aos presidentes de cada comissão nomear os relatores da proposta. Pelo regimento da Casa, a reforma trabalhista teria a obrigação de tramitar apenas na CAS, mas também poderia ser analisada por outras duas comissões.

Os governistas tentam evitar, contudo, que o texto passe pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Edison Lobão (PMDB-MA), aliado do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que é contrário ao projeto e quer modificá-lo. Renan está fora de Brasília e não participou do encontro de líderes.

Marcos Oliveira Agência Senado
Senadores decidiram que Reforma trabalhista passa na CAS, presidida por Marta Suplicy (dir.) - Marcos Oliveira Agência Senado
Marcos Oliveira Agência Senado
Texto também passa pela CAE), presidida pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) - Marcos Oliveira Agência Senado
Pedro França Agência Senado
Governistas tentam evitar que reforma passe por CCJ, de Lobão, aliado de Renan, que é contra projeto - Pedro França Agência Senado
Senado
Gleisi Hoffmann (PT) quer que reforma passe pela CDH, comissão presidida por uma petista - Senado

Presidência

Na ausência do presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que realiza exames médicos em São Paulo, o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), comandou o encontro com os líderes para anunciar a tramitação da proposta.

A líder do PT, Gleisi Hoffmann (PR), pediu para que o texto também passasse pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pela petista Regina Sousa (PI), porém Cássio rejeitou a solicitação "Nem tão rápido, nem tão lento", justificou. A parlamentar afirmou que vai fazer um apelo no plenário.

 

Últimas notícias