Escândalo

Janot sobre prisão de procurador da República: 'tem um gosto amargo'

Após prisão do procurador da República, Augusto Goulart Villela, Janot pediu em nota para que continuem confiando nas instituições republicanas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/05/2017 às 10:28
Foto: Agência Brasil
Após prisão do procurador da República, Augusto Goulart Villela, Janot pediu em nota para que continuem confiando nas instituições republicanas - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O procurador geral da República, Rodrigo Janot se posicionou em nota sobre o caso da prisão do procurador da República Ângelo Goulart Villela. Segundo ele, essa nova fase da Lava Jato "tem um gosto amargo para a nossa Instituição". 

Janot se mostrou consternado com a situação e desapontamento com o escândalo ter chegado à Procuradoria-Geral da República. "Há três anos, revelou-se um esquema criminoso que estarrece os brasileiros. As investigações realizadas pelo Ministério Público Federal e outros órgãos públicos atingiram diversos níveis dos Poderes da República em vários Estados da Federação e, aquilo que, até então, estava restrito aos círculos da política e da economia, acabou chegando à nossa Instituição", lamentou em nota.

Janot afirmou ainda que foi pedido o afastamento de Ângelo Goulart de suas funções no Ministério Público Federal e determinou também sua exoneração da função de assessor da Procuradoria-Geral Eleitoral junto ao TSE. Villela também teve sua designação para atuar na força-tarefa do caso Greenfield revogada.

Confira na íntegra a nota do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot:

Foi deflagrada nesta quinta-feira, 18 de maio, mais uma fase do caso Lava Jato, especificamente a partir de investigações que correm perante o Supremo Tribunal Federal. O sucesso desta etapa, contudo, tem um gosto amargo para a nossa Instituição.

Há três anos, revelou-se um esquema criminoso que estarrece os brasileiros. As investigações realizadas pelo Ministério Público Federal e outros órgãos públicos atingiram diversos níveis dos Poderes da República em vários Estados da Federação e, aquilo que, até então, estava restrito aos círculos da política e da economia, acabou chegando à nossa Instituição.

Exercer o cargo de Procurador-Geral da República impõe, não poucas vezes, a tomada de decisões difíceis. Nesses momentos, o único caminho seguro a seguir é o cumprimento irrestrito da Constituição, das leis e dos deveres institucionais. Não há outra forma legítima de ser Ministério Público.

A meu pedido, o ministro Edson Fachin determinou a prisão preventiva do procurador da República Ângelo Goulart Villela e do advogado Willer Tomaz. A medida está embasada em robusta documentação, coletada por meio de ação controlada. As prisões preventivas de ambos foram por mim pedidas com o objetivo de interromper suas atividades ilícitas. No que diz respeito ao procurador da República, o mandado de prisão expedido pelo STF foi executado por dois procuradores regionais da República com o auxílio da Polícia Federal. Também foram realizadas buscas e apreensões em seus endereços residenciais e funcionais. Foi pedido ainda o afastamento do procurador de suas funções no Ministério Público Federal. Determinei também sua exoneração da função de assessor da Procuradoria-Geral Eleitoral junto ao TSE e revoguei sua designação para atuar na força-tarefa do caso Greenfield.

O membro e o citado advogado são investigados por tentativa de interferir nas investigações da referida operação, que envolve o Grupo J&F, e de atrapalhar o processo de negociação de acordo de colaboração premiada de Joesley Batista.

A responsabilidade criminal do procurador e dos demais suspeitos atingidos pela operação de hoje será demonstrada no curso do processo perante os juízos competentes, asseguradas todas as garantias constitucionais e legais.

Como Procurador-Geral da República, cumpri meu dever institucional e adotei as medidas que a Constituição e as leis me impunham.

Sigamos confiando nas instituições republicanas.

Rodrigo Janot

Últimas notícias