crise política

PT vai liderar movimento em prol de eleições diretas

Decisão foi tomada durante reunião com a participação de Lula, em São Paulo

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 23/05/2017 às 11:49
Foto: Agência Senado
Decisão foi tomada durante reunião com a participação de Lula, em São Paulo - FOTO: Foto: Agência Senado
Leitura:

O PT irá liderar uma campanha por eleições diretas em todo o País, afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE), líder da oposição no Senado. A decisão foi tomada após uma reunião ocorrida nessa segunda (22), em São Paulo, com a presença do ex-presidente Lula, a Frente Popular e a Frente Povo Sem Medo, parlamentares e sindicatos. O encontro teve como objetivo avaliar os atos do último domingo (21) e sugerir propostas para o futuro próximo do País. Na manhã desta terça (23), Humberto divulgou um vídeo comentando a reunião.

Segundo Humberto, a campanha nacional será suprapartidária e contará com participação da sociedade civil, para a realização de eleições diretas. A campanha terá os mesmos moldes dos movimentos ocorridos em 1984 no Brasil, com grandes atos em cidades específicas do País, abandonando o modelo de atividades simultâneas em todo o Brasil.

"Isso vai permitir a concentração das lideranças, das pessoas, dos esforços, para que tenhamos grandes eventos de massa cobrando a realização das eleições diretas. Creio que se nós todos estivermos dispostos a isso, sem dúvidas podemos suplantar essa tentativa desses golpistas de fazerem uma eleição por uma via indireta, escolherem um presidente biônico, que não terá nehuma representatividade para tirar o nosso País da crise", acrescentou o senador.

O senador fez, também, uma convocação para que a população vá às ruas pedir a realização das eleições diretas. "Vocês sabem que esse Congresso Nacional só responde às pressões das ruas, aos movimentos sociais organizados, às menifestações em defesa das melhores causas do País. Caso contrário, sempre vai fazer o jogo das elites", disse Humberto, em outro trecho do vídeo.

REFORMAS

Humberto falou, também, das reformas que estão tramitando no Congresso, como a trabalhista e a previdenciária. Segundo o petista, nesta quarta (24), haverá uma manifestação em Brasília pedindo o travamento das pautas da reformas. "Essa luta contra as reformas tem que continuar. nenhum voverno que seja alçado a essa condição poderá, nem deverá, nem aceitaremos que venha a dar continuidade a essas propostas de pseudo-reformas que só vão prejudicar os interesses da maioria da população brasileira", disse o senador petista. O senador pontuou que, mesmo entre a base dividida de Temer, há uma unidade no sentido e aprovar as reformas.

Ainda de acordo com Humberto, outro ponto de discussão foi que não há saída para a tual crise política, envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB), que não seja as eleições diretas. "Por isso, nós estamos defendendo a realizção de eleições diretas para presidente ainda esta ano", acrescentou. HUmberto lembrou que já existem propostas de mudança na Constituição para validar essa possibilidade.

"Outros vão dizer que isso vai demorar muito. Porém, a eleição indireta não possui nenhum tipo de regulamentação e essa regulamentação terá que ser feita, se a eleição for indireta, o que vai terminar, ao final, levando tanto tempo quanto o tempo para aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional, garantindo as eleições diretas", declarou.

Últimas notícias