Brasília

Senadores param votações após decreto de uso das Forças Armadas

Reclamação começou após leitura do decreto de Michel Temer no plenário do Senado

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 24/05/2017 às 19:25
Foto: ABr
Reclamação começou após leitura do decreto de Michel Temer no plenário do Senado - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O decreto do presidente Michel Temer que autoriza a atuação das Forças Armadas contra protesto em Brasília colocou por terra as tentativas do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), de dar normalidade e continuidade às votações no plenário. Senadores da oposição e da base começaram a se manifestar contra a decisão do presidente.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) leu o decreto de Michel Temer em plenário, o que incitou as manifestações. "Isso aqui abre um precedente grave no País. Estamos caminhando para o imponderável neste País e podemos estar caminhando para um regime de exceção, que é gravíssimo para a nossa democracia", afirmou a senadora.

Ela contou com apoio de senadores da base, que também demonstraram perplexidade com o decreto. Quando Eunício tentou dar sequência às votações, afirmando que não havia sido ele quem pediu a atuação das forças armadas, o senador Telmário Mota (PTB-RR) afirmou que ele estava ignorando a situação de calamidade que se formava lá fora, à frente do Congresso Nacional.

"O senhor é o presidente do Congresso, o senhor está tocando a ordem do dia do Senado e esquecendo que o exército brasileiro está nas ruas para conter manifestantes contra as reformas. O senhor está ficando de costas para um problema gravíssimo que está acontecendo. O senhor deveria ligar ao presidente para saber qual a dimensão disso", argumentou Telmário.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) usou a Constituição para afirmar que o presidente não poderia convocar as Forças Armadas nessas condições. "A atuação das forças armadas para garantia da lei e da ordem ocorrerá após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública. A única ameaça às instituições nesse momento é a permanência de Michel Temer na presidência da República. O que o presidente fez foi, na prática, utilizar o estado de defesa", criticou.

Últimas notícias