Brasília

Temer diz que convocação das forças armadas foi para 'garantir manifestação pacífica'

Governo disse que só convocou as forças armadas após confirmar 'a insuficiência dos meios policiais' para controlar os protestos desta quarta em Brasília

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/05/2017 às 20:37
AFP
Governo disse que só convocou as forças armadas após confirmar 'a insuficiência dos meios policiais' para controlar os protestos desta quarta em Brasília - FOTO: AFP
Leitura:

O Palácio do Planalto, através da Secretaria de Comunicação Social, emitiu uma nota afirmando que o decreto emitido pelo presidente Michel Temer que autoriza a presença das forças armadas nas ruas do Distrito Federal só será revogado após a "ordem" ser restabelecida em Brasília.

A presença das Forças Armadas foi anunciada mais cedo pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. A decisão foi realizada após uma série de manifestações ocuparem a Esplanada dos Ministérios para protestar contra as reformas trabalhista e da Previdência, além de pedir pela saída de Temer do governo.

Após iniciar de maneira pacífica, alguns dos manifestantes entraram em confronto com policiais. Prédios de ministérios foram depredados e alguns manifestantes também atearam fogo em alguns locais ao redor da Esplanada. Segundo a presidência, o exército foi acionado "após confirmada a insuficiência dos meios policiais solicitados pelo presidente da Câmara dos Deputados", para que "o objetivo de garantir a integridade física das pessoas, proporcionar evacuação segura dos prédios da esplanada e proteger o patrimônio público".

Antes da nota enviada pela secretaria de imprensa, a assessoria de Temer divulgou uma mensagem que foi encaminhada por Temer aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB/CE). Nela, o governo justifica a convocação das forças armadas afirmando que a medida já foi adotada em alguns estados, como Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Neste texto, Temer afirmou que sua única intenção com a decisão foi "garantir uma manifestação pacífica e não destrutiva, buscando preservar a ordem pública e a segurança das pessoas".

Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do Planalto:

Nota à imprensa

"As manifestações ocorridas em Brasília nesta data, como largamente apresentado aos meios de comunicação, produziram atos de violência e vandalismo que, lamentavelmente, colocaram em risco a vida e a incolumidade de servidores que trabalham na Esplanada dos Ministérios nesta capital federal.

Diante de tais circunstâncias, o Presidente da República, após confirmada a insuficiência dos meios policiais solicitados pelo Presidente da Câmara dos Deputados, decidiu empregar, com base no artigo 142 da Constituição Federal, efetivos das Forças Armadas com o objetivo de garantir a integridade física das pessoas, proporcionar evacuação segura dos prédios da esplanada e proteger o patrimônio público, tal como foi feito anteriormente em vários Estados brasileiros. Restabelecendo-se a ordem, o documento será revogado.

O Presidente da República ressalta que não hesitará em exercer a autoridade que o cargo lhe confere sempre que for necessário."

Secom/PR

Confira a íntegra do comunicado feito por Temer a Maia e Eunício:

"A Presidência da República, tendo em vista as manifestações que estão ocorrendo hoje, editou o decreto que “autoriza o emprego das forças armadas para garantia da lei e da ordem no Distrito Federal”, com a única intenção de garantir uma manifestação pacífica e não destrutiva, buscando preservar a ordem pública e a segurança das pessoas.

Importante mencionar que a medida encontra amparo na Constituição Federal e já foi utilizada por diversas vezes, em diversos estados da federação, atendendo pleitos dos senhores governadores. Mencionem-se os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e Rio Grande do Norte."

Últimas notícias