Greve Geral

Centrais sindicais aprovam indicativo para nova greve geral no dia 30

Proposta ainda deve ser referendada em cada Estado. Centrais são contra as reformas econômicas de Temer

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 05/06/2017 às 19:22
Foto: Arquivo/JC Imagem
Proposta ainda deve ser referendada em cada Estado. Centrais são contra as reformas econômicas de Temer - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (5) CUT, Força Sindical, UGT e outras sete centrais sindicais aprovaram um indicativo para uma nova greve geral, a ser realizada no próximo dia 30. A proposta ainda precisa ser referendada pelas categorias em cada Estado. Na pauta de reivindicações estão o fim da reforma trabalhista e da Previdência e a realização de eleições diretas.

Para Sérgio Nobre, Secretário-Geral da CUT, as reformas precisam ser discutidas primeiramente nos espaços corretos, que seriam as centrais sindicais e não no Congresso. "O que gera emprego é investimento, não é reforma trabalhista, o País viveu momentos de quase pleno emprego e não precisou disso", enfatizou.

A greve geral ocorrida no último dia 28 de abril foi considerada pelas centrais sindicais a maior da história. Para rebater as criticas de falta de mobilização, as centrais prometem fazer uma grande mobilização no dia 20 de junho, com panfletagem e outros atos, com intuito de conscientizar a população.

"Aqui em São Paulo os principais sindicatos estratégicos são da UGT: motoristas de ônibus, motoboys, limpeza de rua", explica Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores. Para ele as categorias devem confirmar a data da nova greve geral.

Chapa Dilma-Temer

De acordo com as centrais, o julgamento a respeito da cassação da chapa Dilma-Temer no TSE não deve influenciar nessa nova agenda de protestos. "Mas enquanto Temer estiver no governo a instabilidade continua, e a instabilidade política leva à instabilidade econômica", diz Nobre, da CUT.

Também assinam a nota as centrais NCST, CGTB, CSB, CSP Conlutas, CTB, Intersindical e Pública - Central do Servidor.

Últimas notícias