Redes sociais

Dória se destaca em popularidade no Facebook de acordo com estudo

Geraldo Julio, prefeito do Recife, tem desempenho mediano segundo o levantamento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/06/2017 às 17:40
Divulgação
Geraldo Julio, prefeito do Recife, tem desempenho mediano segundo o levantamento - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Paradox Zero, empresa pernambucana de análise de desempenho nas redes sociais, fez um estudo sobre as fanpages dos prefeitos das capitais brasileiras e chegou à conclusão que o gestor de São Paulo, João Dória (PSDB), é o campeão nacional de seguidores. O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), ocupa a oitava posição nacional com 135.633 seguidores.

Prefeito de "primeira viagem", Dória passou de 2,3 milhões para 2,7 milhões de seguidores. Outro prefeito estreante, Marcelo Crivella (PRB), do Rio de Janeiro, também tem cerca de 2 milhões de seguidores.

Teresa Surita (PMDB), prefeita de Boa Vista (Roraima), desbancou cidades mais ricas e populosas. Ela é a terceira colocada, com crescimento de 3,63% e mais de 1 milhão de seguidores, número três vezes superior ao total de eleitores da capital, que é 326.419, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

VARIAÇÃO DE CRESCIMENTO

Quando se trata da variação de crescimento, Dória está na liderança ao ter registrado 15,9% de aumento de abril a junho.

Roberto Claudio (PDT), de Fortaleza, e Nelson Marchezan Jr. (PSDB), de Porto Alegre, empatam na segunda colocação com exatamente 12,1%. Em terceiro está Edvaldo Nogueira (PCdoB), de Aracaju, que variou 7,68% no período.

Geraldo Julio tem o pior desempenho no quesito variação de crescimento, pois dua fanpage perdeu 0,09% de seguidores de abril a junho.

Já no quesito quantidade absoluta de seguidores, é Carlos Eduardo (PDT), prefeito de Natal, quem ocupa o último lugar no ranking nacional, com pouco mais de 18 mil curtidas na fanpage.

ESTUDO

Os perfis estão sendo analisados pela Paradox Zero desde abril e o primeiro recorte reúne dados dos últimos três meses, consolidados agora em junho. A agência divulga, desde 2014, infográficos e análises sobre a convergência entre política e tecnologia.

LAVA JATO

Citações na Operação Lava-Jato parecem não fazer diferença quando o assunto são as fanpages dos prefeitos das capitais.

Nenhum dos citados na investigação até o momento sofreu redução no número de seguidores. Quem mais ganhou curtidores foi Luciano Rezende (PPS), prefeito de Vitória, com 6,89% de aumento; seguido por Firmino Filho (PSDB), de Teresina, com 4,12%.

Em seguida, vêm Clécio Vieira (Rede), prefeito de Macapá, com 3,05%. Íris Rezende (PMDB), de Goiânia; Arthur Virgílio Neto (PSDB), de Manaus; e ACM Neto (DEM), de Salvador, variaram bem menos, com aumento entre 0,05% e 1,2%.

PARTIDOS

Graças a João Dória, que puxa a fila do PSDB, e Marcelo Crivella, único filiado ao PRB nesse grupo, as duas legendas encabeçam o ranking dos partidos, com 3,4 milhões e 2,1 milhões de seguidores, respectivamente.

PMDB (em terceiro, com 1,1 milhão de seguidores), DEM (460,9 mil) e PDT (393,1 mil) são os principais nomes do miolo da lista.

O PT, que só administra uma capital brasileira (com Marcos Alexandre, prefeito de Rio Branco, no Acre), está no finalzinho do ranking e só perde para PCdoB e Rede.

Últimas notícias