TECNOLOGIA

Consumidor de celular poderá acumular dados do plano de internet móvel

Projeto no Senado prevê que usuário de celular use os dados que sobrarem dentro de dois meses

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 05/07/2017 às 15:43
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Projeto no Senado prevê que usuário de celular use os dados que sobrarem dentro de dois meses - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Se o usuário de celular não usar toda a franquia de dados do seu plano, o restante poderá ser acumulado para ser utilizado em até dois meses; prevê um projeto do senador Dario Berger (PMDB-SC) aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal. O texto pode beneficiar os donos dos mais de 240 milhões de celulares existentes no País segundo a Anatel.

"Esse projeto tem por finalidade corrigir essa distorção que, se por ventura, você adquirir um plano de internet móvel e não consumir seus créditos durante o mês, você tem o direito de compensá-los nos meses subsequentes. Esse é um projeto simples, mas que tem um alcance extraordinário", explicou Berger. O texto ainda precisará ser votado no plenário do Senado e seguir para a Câmara dos Deputados antes de ter validade.

PRAZO

Inicialmente, a proposta não previa prazo para utilização dos dados excedentes.

"Nós tivemos várias reuniões. Tivemos que ouvir as empresas que prestam o serviço. E elas colocaram uma situação de que esse saldo teria que ter um período determinado para utilização. Ele não poderia ser infinito pela dificuldade que teriam de identificar esse saldo. Então nós modificamos o projeto e colocamos numa emenda nossa que seria por dois meses", explicou o senador Otto Alencar (PSD-BA), relator do projeto na comissão.

Últimas notícias