floresta amazônica

ONG estima que desmatamento vai dobrar até 2030

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia considera que pode haver desmatamento extra de 138.549 hectares da floresta nacional

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/07/2017 às 10:44
Márcio Ferreira / Agência Pará
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia considera que pode haver desmatamento extra de 138.549 hectares da floresta nacional - FOTO: Márcio Ferreira / Agência Pará
Leitura:

Ao propor o projeto de lei que transforma 27% da floresta nacional (flona) em Área de Proteção Ambiental (APA), o governo federal alegou que a mudança vai conter o desmatamento, ao permitir a regularização fundiária de quem está ocupando a região. Cálculo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) estima, porém, que o desmatamento na região pode mais que dobrar até 2030 e a emissão de 67 milhões de toneladas de CO2 (gás carbônico). 

A organização considera que uma vez que a APA é menos restritiva, permitindo praticamente qualquer tipo de ocupação, até 2030 pode haver corte extra de 138.549 hectares . Isso considerando o ritmo do desmatamento dos últimos anos, que já levou a uma perda de 113.737 hectares na área da floresta nacional.

"Dada a dinâmica instalada na região, com sinais do governo de que pode avançar sobre a floresta que depois haverá regularização, não é a APA que vai segurar", afirma Paulo Moutinho, pesquisador do Ipam.

Ministério

Na nota em que justificou a nova proposta de redução da floresta enviada ao Congresso, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que para "evitar qualquer possibilidade de aumento do desmatamento na APA", foram incluídos dispositivos como: manutenção dos possíveis títulos emitidos à ausência de desmatamento ilegal e previsão de conversão de floresta para uso alternativo de no máximo 20% das propriedades. 

Últimas notícias