Temer

Temer faz corpo a corpo em busca de 'indefinidos' para barrar denúncia

Câmara vai iniciar nesta quarta-feira (2) a sessão que irá julgar se aceita ou não denúncia contra Temer

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/08/2017 às 8:31
Foto: Lula Marques/AGPT/Fotos Públicas
Câmara vai iniciar nesta quarta-feira (2) a sessão que irá julgar se aceita ou não denúncia contra Temer - FOTO: Foto: Lula Marques/AGPT/Fotos Públicas
Leitura:

A Câmara inicia nesta quarta-feira, 2, a sessão que vai analisar a denúncia por corrupção passiva contra Michel Temer, o primeiro presidente da República a ser alvo de acusação formal por um crime comum durante o exercício do mandato. Se houver quórum mínimo (342 presentes), os deputados votam por aceitar ou rejeitar o prosseguimento da denúncia.

Para o Supremo Tribunal Federal julgar a acusação da Procuradoria-Geral da República é necessário o aval da Câmara. Em caso de aceitação da denúncia pela Corte, o presidente é afastado por até 180 dias. Temer precisa do apoio de ao menos 172 deputados e intensificou nos últimos dias as articulações que incluem distribuição de cargos e emendas parlamentares.

Embora o Palácio do Planalto esteja confiante e tente mobilizar os aliados para barrar já a denúncia no plenário, o placar da votação pode indicar o fôlego que o governo terá para aprovar no Congresso Nacional as reformas - incluindo a da Previdência - e recusar eventual novo pedido de abertura de ação penal contra o presidente.

Cenário

A decisão sobre o destino do governo Temer, que o próprio peemedebista classificou como "congressual", está entre os 213 deputados que não declararam votos, segundo o placar do Estado. Nesse contingente de "indefinidos" estão os que não quiseram responder (156), os indecisos (54) e os que disseram que vão se abster, se ausentar e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM) - ele afirmou que não vai votar. Conforme o placar, 190 deputados já declaram ser a favor da admissibilidade da denúncia e 110 disseram ser contra.

As siglas da oposição decidiram obstruir a sessão, não marcando presença, estratégia que pode ser revista. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que o PT vote para acabar com o "lenga-lenga" do caso Temer, mas um governador petista, Rui Costa, da Bahia, exonerou dois secretários estaduais para que retomem os mandatos de deputado e ajudem a barrar a denúncia. A acusação contra o presidente tem como base a delação da J&F. Para que seja admitida são necessários ao menos 342 votos, ou 2/3 dos deputados.

Últimas notícias