Defesa

Em nota, Dilma classifica declarações de Palocci como 'ficção'

Ex-presidente também afirmou que depoimento realizado por Palocci faz parte de uma 'estratégia em busca de benefícios da delação premiada'

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/09/2017 às 16:19
Agência Brasil
Dilma e Palocci - FOTO: Agência Brasil
Leitura:

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) se pronunciou nesta quinta-feira (7) em relação às declarações realizadas pelo ex-ministro Antonio Palocci durante o interrogatório realizado na quarta (6). Em um texto repassado por sua assessoria de imprensa, Dilma classificou o depoimento de Palocci como "ficção", e que as declarações dele fazem parte de uma "estratégia em busca de benefícios da delação premiada".

"O senhor Antonio Palocci falta com a verdade quando aponta o envolvimento de Dilma em supostas reuniões de governo para tratar de facilidades à empresa Odebrecht seja durante o mandato do presidente Lula ou no primeiro governo dela. Tais encontros ou tratativas relatadas pelo ex-ministro jamais ocorreram. Relatos de repasses de propinas também são uma mentira", afirma a nota.

Em seu depoimento, Palocci afirmou ao juiz Sergio Moro que existia um pacto de sangue envolvendo o ex-presidente Lula e a construtora Odebrecht. Ex-ministro dos nos governos Lula e Dilma, Palocci declarou ainda que a empreiteira pagou R$ 300 milhões de reais para o esquema realizado pelo PT.

O comunicado divulgado pela assessoria da ex-presidente afirmou ainda que Palocci errou ao dizer que foi uma decisão do governo Dilma não permitir que um consórcio ou empresa ganhasse o leilão de mais de um aeroporto, algo que poderia beneficiar a Odebrecht. A ideia, de acordo com o texto, era evitar que uma empresa, quando tivesse a concessão de mais de um aeroporto, desse prioridade a gestão de um em detrimento de outro.

A nota conclui afirmando que o depoimento realizado por Palocci sofre com a mesma "lógica" de outros delatores presos por períodos longos. "A colaboração implorada é o esforço de sobrevivência e a busca por liberdade. Isso não significa que se amparem em fatos e na verdade. É um recurso desesperado para se livrar da prisão. Em outros períodos da história do Brasil, os métodos de confissão eram mais cruéis, mas não menos invasivos e implacáveis", afirma.

Pronunciamento da defesa de Lula

Anteriormente, a defesa de Luiz inácio Lula da Silva também se pronunciou sobre o interrogatório feito por Palocci. Os advogados do ex-presidente afirmaram que "o depoimento de Palocci é contraditório com outros depoimentos de testemunhas, réus, delatores da Odebrecht e com as provas apresentadas".

Últimas notícias