Polícia Federal

Polícia Federal realiza buscas no Ministério do Turismo

Polícia Federal encontrou indícios de crimes de lavagem de dinheiro no Ministério

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/10/2017 às 7:01
Foto: Reprodução
Polícia Federal encontrou indícios de crimes de lavagem de dinheiro no Ministério - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A votação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados não pôs fim à semana de agitação política em Brasília. Na manhã desta quinta-feira (26), policiais federais fazem buscas no Ministério do Turismo para investigar a prática de crimes de lavagem de dinheiro.

De acordo com a Polícia Federal, as buscas fazem parte da Operação Lavat, um desdobramento da Manus que, em junho deste ano, prendeu o ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Ao longo desta operação, os policiais devem cumprir um total de 22 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva. Segundo a PF, a maior parte da operação deve ser realizada no Estado do Rio Grande do Norte.

A PF informou que que ao analisar o material apreendido na Operação Manus, identificaram-se "fortes evidências" de atuação de outras pessoas que integram a organização criminosa e que continuaram a lavar dinheiro e a ocultar valores para o chefe da quadrilha.

Fraude de licitações

Os investigadores também observaram um esquema criminoso que fraudava licitações em municípios do Rio Grande do Norte e que arrecadou cerca de R$ 5,5 milhões para a campanha de 2014.

O Ministério do Turismo informou, por meio de nota, que o servidor será exonerado e que vai colaborar com a Polícia Federal “para que os fatos sejam apurados com correção”.

Operação Manus

Dentre os investigados na operação de junho que deu origem à Lavat, está o ex-ministro do Turismo Henrique Alves, atualmente detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

A Operação Manus investigou atos de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Na época em que foi deflagrada, a operação estimava que o superfaturamento da obra chegou a R$ 77 milhões.

Últimas notícias