pmdb

PMDB adia Convenção Nacional que vai oficializar troca de nome

O PMDB irá mudar a seu nome para MDB, como era durante o regime militar, quando a sigla fazia oposição à Arena

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 31/10/2017 às 13:38
Agência Senado
O PMDB irá mudar a seu nome para MDB, como era durante o regime militar, quando a sigla fazia oposição à Arena - FOTO: Agência Senado
Leitura:

A Convenção Nacional do PMDB, que estava marcada para ocorrer no próximo sábado (7), foi adiada. Por meio de nota, a Executiva Nacional do partido informou que uma nova data está sendo definida e será comunicada em breve. 

O presidente nacional da sigla, Romero Jucá (PMDB), irá esquematizar as novas bandeiras do PMDB e a reestruturação programática, que serão aprovadas na convenção, no mesmo dia que o partido mudará de nome para MDB. 

Na reunião do diretório estadual realizada nesta segunda-feira (30), o PMDB de Santa Catarina já havia orientado os seus filiados a não comparecerem à Convenção, alegando que a Executiva Nacional não tinha legitimidade para dar encaminhamentos como a mudança do nome do partido. "Fica formalizado sua discordância com a continuidade à frente do Partido de pessoas cuja substituição se faz urgente", disse nota do PMDB-SC. 

MDB

Romero Jucá encaminhou um ofício no dia 16 de agosto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar o nome da legenda para MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como era durante o regime militar. A alteração tem o aval do presidente Michel Temer (PMDB). Jucá nega que a mudança do nome seja uma tentativa de "esconder" o partido atrás de uma nova marca, já que a cúpula da legenda e o próprio Temer têm sido alvo de diversas denúncias relacionadas a escândalos de corrupção, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato.

O MDB foi criado em 1966, para fazer oposição à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que dava sustentação à ditadura militar. O fim do bipartidarismo, em 1979, levou à reorganização do quadro partidário e fez o MDB virar PMDB.

Últimas notícias