Eleições 2018

Gilmar diz que comitê do TSE sobre fake news será amplo e nega censura

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral disse que especialistas estarão na ofensiva do órgão para combater notícias falsas nas eleições do ano que vem

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 07/11/2017 às 23:39
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral disse que especialistas estarão na ofensiva do órgão para combater notícias falsas nas eleições do ano que vem - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/ABr
Leitura:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira, 7, que a ofensiva do tribunal contra a proliferação de notícias falsas na campanha de 2018 deverá contar com um comitê amplo que reunirá especialistas do meio. Mendes também garantiu que a elaboração de estratégias para barrar a disseminação de "fake news" nas próximas eleições não representa censura.

"Não se tolera o abuso, especialmente no campo eleitoral. Cada momento tem lá as suas peculiaridades, e cada situação tem lá as suas peculiaridades, mas ninguém está pensando em estabelecer censura. Queremos realmente que toda a sociedade participe desse esforço", disse o ministro a jornalistas, depois de participar de uma cerimônia em que foi assinado um termo de cooperação técnica entre o TSE e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para o intercâmbio de serviços biométricos.

"O que nós precisamos é de ter provimentos céleres porque essas notícias se alastram hoje com força", frisou o ministro.

Para o presidente do TSE, não dá pra menosprezar o efeito das chamadas "fake news", depois do efeito provocado nas campanhas de Hillary Clinton e Emmanuel Macron, respectivamente nos Estados Unidos e na França.

"Nós tivemos, não faz muito tempo, na França e vimos lá a seriedade que esse tema pode assumir. Nos Estados Unidos, os senhores também têm acompanhado e sabem bem avaliar tudo isso e as consequências que isso pode ter. Não dá pra menosprezar", comentou Gilmar, dirigindo-se aos repórteres que acompanharam o evento.

"Temos aí a 'fake news' simples, mas temos as manipulações muito elaboradas, na França houve aquilo que se chamaram de 'Macronleaks', em que misturaram coisas verdadeiras com coisas falsas, documentos que foram vazados e que afetavam de maneira significativa as eleições", avaliou o ministro.

Inteligência

Em meio à ofensiva do TSE para barrar o avanço de "fake news" na campanha de 2018, entidades da sociedade civil reagiram à inclusão do Exército, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal (PF) nas discussões, temendo que haja margem para excessos e ameaça à liberdade de expressão. Gilmar Mendes, no entanto, defendeu a inclusão dessas instituições no debate.

"Nessa área nós temos, às vezes, manipulações criminosas e temos setores hoje da inteligência que já dispõem de informações, tanto é que acompanham aí situações as mais diversas ligadas com atividades criminosas. Surgiu a ideia de termos um diálogo com o Exército, que tem um departamento muito forte nessa área de tecnologia e de análise, para que nós possamos ter todas as indicações necessárias", ressaltou Gilmar.

O presidente do TSE chamou atenção para a existência de sites sediados no exterior que publicam notícias sobre o Brasil que repercutem dentro da população nacional.

"Um dos grandes problemas que a gente enfrenta hoje é que você precisa quase de um direito transnacional para enfrentar tudo isso. A toda hora, surgem essa história: sites que estão sediados em países bastante distantes e que estão produzindo notícias voltadas para o Brasil e com repercussão entre nós. Em suma, tudo isso precisamos estar aparelhados para enfrentar", concluiu o ministro.

Últimas notícias