PSDB

Alckmin terá de decidir sobre Aécio e enfrentar falta de agenda, diz especialista

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin tem se consolidado como principal candidato do partido às eleições de 2018

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 04/12/2017 às 10:38
Foto: ABr
Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin tem se consolidado como principal candidato do partido às eleições de 2018 - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O cientista político Bolívar Lamounier, ligado ao PSDB, afirmou nesta segunda-feira, 4, que o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), caso se confirme como próximo presidente do partido, terá dois grandes desafios para se viabilizar como um candidato competitivo à Presidência da República. O primeiro é tomar uma decisão definitiva sobre a situação do senador Aécio Neves (MG) e o segundo é enfrentar a crítica de que os tucanos não têm uma agenda programática.

"Alckmin não pode ignorar o Aécio como um fator de corrosão dentro do partido", disse o cientista político, em seminário organizado pela Amcham nesta segunda-feira, sobre perspectivas políticas para o Brasil em 2018. "Ou defende ou tira", sugeriu Lamounier.

Agenda

Ele declarou ainda que Alckmin terá de mostrar que o PSDB tem, sim, uma agenda bem definida para o País. "O PT roubou a agenda do PSDB e o PSDB nem deu queixa na delegacia", brincou o cientista político. "Eu e um grupo de pessoas do PSDB apresentamos uma tentativa de proposta de agenda ampla, mas isso estranhamos desapareceu", lamentou.

Lamounier também comentou a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser preso antes da eleição. Segundo ele, se a prisão ocorrer no primeiro trimestre, haverá protestos de seus eleitores, mas isso tende a se perder até chegar o período de campanha. No entanto, se o petista for preso em uma data próxima da eleição, isso "poderia ter o efeito de Perón no exílio, que influenciava decisivamente a eleição na Argentina".

Últimas notícias