Delação

Sete delatores vão depor contra Lula sobre sítio de Atibaia

Terminadas as oitivas da acusação, serão ouvidas todas as testemunhas de defesa e por último Lula

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/02/2018 às 15:18
Foto: EBC
Terminadas as oitivas da acusação, serão ouvidas todas as testemunhas de defesa e por último Lula - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

Menos de duas semanas depois de enfrentar julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será alvo, novamente, de delatores. Desta vez, no processo em que é acusado de ser dono do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia. Na próxima segunda-feira (5), sete testemunhas de acusação vão depor ao juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná no caso que envolve supostas propinas da OAS e da Odebrecht. As informações são do UOL.

O imóvel em Atibaia, em nome de Fernando Bittar, filho de Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas pelo PT, é pivô de mais uma ação penal em que Lula é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal sustenta que as reformas bancadas pela Odebrecht e a OAS dissimularam pagamentos de R$ 1 milhão ao ex-presidente.

Delatores

Entre os delatores que vão depor nesta segunda-feira (5), está o marqueteiro João Santana e sua esposa e sócia, Mônica Moura. O casal confessou ter recebido pagamentos da Odebrecht no exterior para realizar as campanhas petistas, vão depor.

Na quarta-feira (7) Milton e Salim Schahin vão prestar depoimentos. Segundo a Lava Jato, do grupo, teriam saído parte dos recursos para bancar reformas no sítio. O procuradores sustentam que, por meio de 23 repasses, R$ 150 mil oriundos de contratos para a operação da sonda Vitória 10.000 entre Schahin e Petrobrás foram destinados ao acabamento do Santa Bárbara, ‘adequando-o às necessidades da família do ex-presidente. Os valores teriam sido operacionalizados por Bumlai.

No mesmo dia, ainda estão marcadas audiências com o engenheiro Marcos de Almeida Horta Barbosa, que é aderente ao acordo de leniência da Odebrecht com o Ministério Público Federal e o ex-presidente da Braskem Carlos Alberto Fadigas, um dos 77 delatores da empreiteira.

O ex-deputado Pedro Corrêa, condenado no Mensalão e na Lava Jato, também é um dos delatores que falarão de Lula em fevereiro. No dia 22 de fevereiro, está marcada a audiência do ex-parlamentar do Partido Progressista. Em seu acordo, homologado em 2017, Corrêa relatou interferência do ex-presidente Lula junto ao ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa por pagamentos ao partido e que o petista tinha conhecimento de esquemas de corrupção na estatal.

Últimas notícias