ELEIÇÕES 2018

Temer já é candidato, diz marqueteiro do presidente

O marqueteiro Elsinho Mouco ressaltou que não fala pelo governo, mas afirma que a intervenção federal ajudará o presidente a 'se recolocar no tabuleiro'

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 21/02/2018 às 13:51
Foto: Alan Santos/Presidência da República
O marqueteiro Elsinho Mouco ressaltou que não fala pelo governo, mas afirma que a intervenção federal ajudará o presidente a 'se recolocar no tabuleiro' - FOTO: Foto: Alan Santos/Presidência da República
Leitura:

O presidente Michel Temer ganhou uma “grande chance” para sonhar com reeleição por apostar todas as suas fichas na intervenção federal na área de segurança no Rio de Janeiro, segundo o marqueteiro dele, o publicitário Elsinho Mouco. “Ele já é candidato”, afirma. “A vela está sendo esticada. Agora começou a bater um ventinho”, comemora. As informações foram publicadas pelo colunista Bernardo Mello Franco, no jornal O Globo.

Após a publicação Elsinho divulgou nota à imprensa para ressalvar que as opiniões são dele, e não do Planalto, porque ele não fala pelo governo. “Nunca falei, não falo, nem tenho alçada para falar em nome do governo. E se falasse em nome do governo, não exporia as minhas ideias a respeito dos assutos perguntados, mas as do presidente. Que neste caso são diametralmente opostas às minhas. O presidente Michel Temer nunca me autorizou a fazer qualquer movimento de natureza eleitoral”, diz trecho da nota.

Mesmo não tendo declarado que irá disputar a reeleição este ano, o presidente Michel Temer (PMDB) lidera o índice de rejeição de pesquisa Datafolha, divulgada no dia 30 de janeiro pelo jornal Folha de S.Paulo. No levantamento, 60% dos entrevistados declararam que não votariam no peemedebista de jeito nenhum.

Confira a nota do marqueteiro:

A coluna do jornalista Bernardo Mello Franco de hoje, no O Globo, apresenta como sendo planos do governo aquilo que não passa de um conjunto desorganizado de opiniões que são minhas e só minhas. Por decisão livre do autor, onde poderia ter escrito apenas que Elsinho "acha" ou que Elsinho "gostaria", preferiu escrever que "o Planalto quer" ou "na avaliação do Planalto".

Direito dele fazer essa opção, obrigação minha distribuir essa nota para explicar o mal entendido. Nunca falei, não falo, nem tenho alçada para falar em nome do governo. E se falasse em nome do governo, não exporia as minhas ideias a respeito dos assutos perguntados, mas as do presidente. Que neste caso são diametralmente opostas às minhas.

O presidente Michel Temer nunca me autorizou a fazer qualquer movimento de natureza eleitoral. Mais do que isso, para minha frustração, já me proibiu de tocar nesse assunto com ele. Todos que me conhecem, no entanto, sabem que, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre achei que o presidente entraria para a história do Brasil como um presidente reformador, transformador, alguém que é capaz de enfrentar os problemas reais do Brasil com coragem.

Não é de hoje que digo a todos com quem converso que um dia eu ainda o veria assumindo um papel maior do que seus adversários gostariam que tivesse. A diferença é que antes eu dizia isso sozinho e ninguém transcreveria minha opinião numa coluna de jornal porque parecia fantasia. Agora, quando outras vozes repetem o mesmo, a minha opinião passa a ser apresentada como um plano de governo que simplesmente não existe.

E não existe, insisto, não porque eu não quero que exista. Não existe porque o presidente não quer que exista. A leitura da coluna deixa claro o quanto eu gostaria que ele fosse candidato, pelo quê agradeço o jornalista. Mas deixa de fazer as ressalvas que coloco nesta nota.

Últimas notícias