MOBILIZAÇÃO

Polícia monta operação de segurança para julgamento do HC de Lula

Caso o STF aceite o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, ele poderá fazer campanha para eleições de outubro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/04/2018 às 10:52
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Caso o STF aceite o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, ele poderá fazer campanha para eleições de outubro - FOTO: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

Diante das movimentações a um dia do julgamento no habeas corpus do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal (SSP/DF) emitiu uma nota esclarecendo que no espaço entre os públicos de ideias contrárias, "policiais militares ficarão posicionados a fim de evitar contato entre os dois lados".

Fogos de artifício, sprays, bonecos infláveis grandes e produtos inflamáveis são alguns dos itens proibidos durante a manifestação. Na nota, a Secretaria afirma que "esse tipo de medida não é exclusivo para a manifestação de quarta-feira", se estendendo aos próximos atos. A nota foi divulgada após reunião da Secretaria com as forças de segurança e os representantes de movimentos sociais.

Os organizadores desses atos estimam que o evento deve reunir cerca de 20 mil pessoas, ao todo. Pelo menos 20 estados têm atos programados para a tarde desta terça-feira (3). No Recife, a manifestação organizada pelo "Vem Pra Rua" se concentrará, às 18h, em frente à Padaria de Boa Viagem.

O habeas corpus de Lula

A expectativa em torno do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula vem da possibilidade de o petista ser preso nesta semana. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá na quarta-feira (4) se aceita o pedido da defesa de Lula para que ele fique livre até asgotar os recursos judiciais em todas as instâncias. O petista foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Com o recurso negado, a prisão pode, de fato, acontecer. Se aceito, enquanto o caso correr na Justiça, Lula poderá fazer campanha para as eleições de outubro deste ano.

Últimas notícias