PRISÃO

Movimento Ética e Democracia critica postura de Lula e seguidores

Entidade alega que houve afronta à Justiça por parte do ex-presidente

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/04/2018 às 12:01
Alexandre Gondim/JC Imagem
Entidade alega que houve afronta à Justiça por parte do ex-presidente - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O Movimento Ética e Democracia, criado em 2015 por políticos e profissionais liberais, divulgou nesta segunda-feira (9) um manifesto em que condena a postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante os eventos que envolveram a apresentação dele à Polícia Federal, no último final de semana.

O texto diz que a conduta de Lula foi "irresponsável" e que "não pode passar sem uma condenação efetiva das organizações da sociedade civil que defendem as instituições republicanas".

"A confusão, gerada depois da ordem de prisão emitida pelo Tribunal Regional Federal da IV Região e obedecida pelo juiz Sérgio Moro, mostra como esses agentes políticos se movimentam para desmoralizar as instituições, tanto pelo espetáculo de obstrução da justiça no comício cheio de provocações no Sindicato dos Metalúrgicos, como pela depredação de prédios públicos e privados, em parte, já assumida pelo MST, um dos braços avançados dos que se dizem radicais de esquerda. A tentativa da militância, de evitar a entrega do ex-presidente Lula à Polícia Federal, representou um acintoso desrespeito coletivo ao cumprimento da ordem judicial", diz o texto.

VANDALISMO

O movimento afirma que não se pode falar em liberdade democrática afrontando a Justiça e das instituições do Estado de Direito. "Considerando que a Justiça agiu com a máxima ponderação, nada justifica um discurso de um condenado que procure instalar o ódio contra os representantes do Ministério Público e da Justiça e contra a liberdade de Imprensa, cujos resultados imediatos se expressam na quebra de veículos, na ameaça a jornalistas no exercício de suas atividades profissionais, na agressão física a terceiros e no absurdo de vandalizar a fachada de um apartamento de propriedade da Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF".

Ainda de acordo com Movimento Ética e Democracia, as manifestações contrárias à prisão do ex-presidente representaram o cerceamento da liberdade de ir e vir de milhares de brasileiros. "Há que se aplaudir a postura das forças da justiça e da ordem, por não aceitarem provocações. Adotaram-se alternativas sensatas, que evitaram conflitos e ações irresponsáveis, o que conduziu o próprio ex-presidente Lula a se entregar à Justiça. Mais uma vitória das instituições".

O movimento tem entre os fundadores o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), o senador Cristovam Buarque (PPS) e o sociólogo José Arlindo Soares. "Estamos divulgando nas nossas redes a partir desta segunda-feira e vamos continuar fiscalizando essa conduta", explica Arlindo.

Últimas notícias