HABEAS CORPUS

Fachin rejeita novo pedido de liberdade de Palocci

Em abril outro habeas corpus foi negado para Antonio Palocci. Ele foi condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 08/06/2018 às 14:56
Foto: ABr
Em abril outro habeas corpus foi negado para Antonio Palocci. Ele foi condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou novo pedido de liberdade do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, preso preventivamente setembro de 2016, em razão da Operação Lava Jato. Para o ministro, toda a argumentação trazida pela defesa de Palocci no novo habeas corpus já foi discutida pelo plenário do STF quando, em abril, negou liberar o ex-ministro dos governos Lula e Dilma da prisão

"Não cabe, nessa ótica, a impetração de novo habeas corpus para o fim de rediscutir o decidido de modo soberano pelo Tribunal Pleno", assinalou Fachin, em decisão assinada na quarta-feira (6).

A defesa de Palocci alegava que não existem motivos para manutenção da prisão do ex-ministro, que, depois de encarcerado, foi condenado em primeira instância pelo juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba.

No entanto, no julgamento de abril, para a maioria dos ministros, há risco de reiteração ao crime por parte de Palocci, caso venha a ser solto.

Na ocasião, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a manutenção da prisão do ex-ministro e citou que a restrição de liberdade era necessária à garantia da ordem pública e "para fazer cessar a prática do crime de lavagem de dinheiro para a aplicação da lei penal".

Palocci foi condenado a 12 anos, 2 meses e 20 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em junho de 2017, por Moro.

 

Últimas notícias