FUTURO MINISTRO DA SAÚDE

Frente parlamentar da saúde referenda Mandetta, diz deputada

''Já foi gestor, é parlamentar e é médico ortopedista-pediatra. Conhece as dificuldades do setor saúde'', disse a deputada Cármen Zanotto

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 20/11/2018 às 15:33
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
''Já foi gestor, é parlamentar e é médico ortopedista-pediatra. Conhece as dificuldades do setor saúde'', disse a deputada Cármen Zanotto - FOTO: Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Leitura:

A deputada federal Cármen Zanotto (PPS-SC), presidente de uma das frentes parlamentares da área da saúde, afirmou que os deputados ligados ao setor aprovam a indicação do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito pelo presidente eleito na tarde desta terça-feira (20) num dos gabinetes de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília

"O presidente cogitou o nome dele, a indicação dele, e nós da frente parlamentar respaldamos pela sua vasta experiência na área de saúde. (Mandetta) Já foi gestor, é parlamentar e é médico ortopedista-pediatra. Conhece as dificuldades do setor saúde", disse Cármen Zanotto, após a confirmação por Bolsonaro, feita em uma reunião com a presença de parlamentares de diversos partidos. 

Segundo Zanotto, a indicação atende aos anseios do setor saúde, das frentes parlamentares e dos demais segmentos e entidades voltadas para a área da saúde.

A prioridade do ministério na próximo governo, na opinião da deputada, deveria ser o Sistema Único de Saúde (SUS). "É preciso continuar avançando no SUS, melhorando, é claro, todas as dificuldades. Em especial, as dificuldades da rede hospitalar prestadora de serviços e a dificuldade de acesso a alguns procedimentos no País", disse Cármen Zanotto.

Também presente à reunião, o deputado Efraim Filho (DEM-PB), que foi líder do DEM na Câmara, disse que a indicação do correligionário é um "pleito coletivo". "O interessante no Mandetta é que foi um diálogo plural que uniu técnica e política A frente parlamentar da saúde referenda o nome do Mandetta. A AMB, Associação de Médicos Brasileiros, estava presente, o presidente falou. O Conselho Federal de Medicina falou. Foi plural", disse. 

"O Mandetta acumula conhecimento técnico, é médico, tem articulação com a classe médica, e também conhece o mundo político e vai poder ajudar muito na agenda de 2019 na saúde para o Brasil", disse Efraim Filho. Segundo ele, a indicação de mais um integrante do DEM não se deve à filiação ao partido nem se deu por cota partidária. 

Mandetta é o terceiro ministro do DEM escolhido por Bolsonaro. Ele se junta à futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

 

Últimas notícias