REUNIÃO

Em carta a Bolsonaro, governadores pedem retomada de obras no Nordeste

Mesmo sendo convidado para o encontro de governadores do Nordeste, o presidente eleito Jair Bolsonaro não compareceu

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 21/11/2018 às 13:43
Foto: Romoaldo de Souza / Rádio Jornal
Mesmo sendo convidado para o encontro de governadores do Nordeste, o presidente eleito Jair Bolsonaro não compareceu - FOTO: Foto: Romoaldo de Souza / Rádio Jornal
Leitura:

Governadores eleitos e reeleitos do Nordeste se reuniram em Brasília, nesta quarta-feira (21), para definir uma pauta conjunta a ser negociada com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Os gestores decidiram solicitar uma audiência com Bolsonaro e cobram a retomada de obras na região.

A carta dos governadores aponta seis principais pontos, entre eles a preocupação com os municípios por conta da saída dos cubanos do Programa Mais Médicos e a necessidade de celebrar um 'Pacto Nacional Pela Segurança Pública'. Os governadores também querem o desbloqueio de operações de crédito para viabilizar investimentos.

O governador Paulo Câmara (PSB) optou por não dar entrevista na saída do encontro. O socialista foi acompanhado da vice-governadora eleita Luciana Santos (PCdoB). Mesmo sendo convidado para o evento, Bolsonaro não compareceu ao encontro e não mandou ninguém para representá-lo.

Na última semana, o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), foi o único governador do Nordeste presente na reunião com governadores eleitos de todo o País, e que contou com a presença de Bolsonaro.

A senadora e governadora eleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse, por exemplo, ser preciso acelerar a transposição das águas do rio São Francisco. "Precisam chegar à outra parte da Paraíba, ainda não chegaram ao Ceará e não chegaram ao Rio Grande do Norte. Esse calendário que chegariam em 2018 não foi cumprido. [...] Estamos falando de um tema fundamental do Nordeste setentrional, que é a segurança hídrica", declarou ao Portal UOL.

Quanto ao Mais Médicos, Camilo destacou a importância do programa em locais mais isolados do Nordeste. "A nossa preocupação é que não haja descontinuidade desse programa que leva médicos para lugares que dificilmente tinham condição de receber um médico para cuidar das famílias", disse.

Confira a carta dos governadores do Nordeste:

ENCONTRO COM EUNÍCIO

Nesta primeira etapa do encontro, o Fórum de Governadores do Nordeste se reuniu com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para debater propostas em tramitação no Congresso. Ao sair do encontro, Eunício disse que foram debatidas três propostas: a partilha da cessão onerosa com estados e municípios, a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a securitização das dívidas.

O projeto da cessão onerosa, que autoriza a Petrobras a vender para a iniciativa privada sua parte na exploração do pré-sal, está na pauta do Senado. Já a possibilidade de União, estados e municípios venderem seus créditos, a chamada securitização, está na Câmara. 

Participaram os governadores Camilo Santana (PT-CE), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Rui Costa (PT-BA), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Flávio Dino (PCdoB-MA), o vice-governador Luciano Barbosa (MDB-AL), os eleitos João Azevêdo (PSB-PB) e Fátima Bezerra (PT-RN), além da vice-governadora eleita de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

Últimas notícias