Liberdade

Defesa de Lula recorre para que liminar de Marco Aurélio seja cumprida

Dias Toffoli suspendeu efeitos da decisão do ministro do STF

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 19/12/2018 às 21:00
Foto: Agência Brasil
Dias Toffoli suspendeu efeitos da decisão do ministro do STF - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (19), para que a decisão que determinou a soltura de todos os presos condenados em segunda instância da Justiça seja aplicada. 

A petição foi protocolada após a liminar do presidente do Supremo, Dias Toffoli, que suspendeu a decisão de Marco Aurélio, relator do caso, que autorizou as solturas. Em razão do período de recesso na Corte, o pedido também será analisado pelo presidente. 

Segundo os advogados, a liminar não poderia ter sido revogada. "Em razão do descabimento de suspensão liminar em ações de abstrato de constitucionalidade, conforme inúmeros precedentes da Corte, requer-se seja reafirmada a competência de Vossa Excelência, eminente Relator da ADC nº 54/DF, para analisar o pedido de alvará de soltura do Peticionário [Lula]", diz a defesa.

Juíza

Mais cedo, a juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba, pediu parecer do Ministério Público Federal (MPF) e adiou decisão sobre outro pedido de liberdade feito pela defesa de Lula com base na decisão de Marco Aurélio.

Últimas notícias