depoimento

Ex-major Ferreira chega para depor à Comissão da Verdade

Recrutado pelo Exército em 1969 para atuar na repressão aos opositores do regime militar, ex-major já depõe sobre o caso

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 20/09/2012 às 14:01
Foto: Eduardo Machado/JC Imagem
Recrutado pelo Exército em 1969 para atuar na repressão aos opositores do regime militar, ex-major já depõe sobre o caso - FOTO: Foto: Eduardo Machado/JC Imagem
Leitura:

O ex-major da Polícia Militar José Ferreira dos Anjos, recrutado pelo Exército em 1969 para atuar na repressão aos opositores do regime militar, já está presente no auditório do Banco Central. Ele vai depor, na tarde desta quinta-feira (20), aos integrantes da Comissão da Verdade e da Memória Dom Helder Câmara.

Durante a sessão, o principal interlocutor do ex-major será o advogado e ex-deputado estadual Pedro Eurico. Relator do caso Padre Henrique na comissão, Eurico pesquisou questões referentes à trajetória do ex-oficial que podem ajudar a esclarecer episódios emblemáticos ocorridos em Pernambuco entre 1964 e 1985. “Fizemos um trabalho de preparação para buscar o máximo de informações possíveis junto ao ex-major”, pontuou. Ontem à tarde, Eurico conversou com Ferreira por telefone e ele confirmou a participação.

O advogado e ex-deputado federal Fernando Coelho, que preside a comissão, acredita que o depoimento de Ferreira será muito importante. “O convidado tem condições de colaborar em muitos pontos com o nosso objetivo que é de, finalmente, estabelecer a verdade em torno de casos como o atentado ao estudante Cândido Pinto e o assassinato do padre Henrique”, avaliou Fernando Coelho.

Últimas notícias