Legenda

Negociação com Jarbas para abrigar FBC no PMDB

Uma operação está sendo costurada pelo comando nacional do PMDB para tentar abrigar o senador Fernando Bezerra Coelho

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/08/2017 às 1:22
Helder Tavares/Assessoria
Uma operação está sendo costurada pelo comando nacional do PMDB para tentar abrigar o senador Fernando Bezerra Coelho - FOTO: Helder Tavares/Assessoria
Leitura:

Uma operação está sendo costurada pelo comando nacional do PMDB para tentar abrigar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e seu grupo político no diretório peemedebista de Pernambuco. A movimentação já teria sido tratada com o deputado Jarbas Vasconcelos, principal expoente do PMDB-PE, numa tentativa de abrigar os insatisfeitos do PSB, informou à reportagem ontem um parlamentar que teve acesso a informações da negociação e que pediu anonimato.

Segundo este mesmo parlamentar, a ideia que chegou a Jarbas é o PMDB-PE abrigar Fernando Bezerra Coelho e seu grupo sem, contudo, o ex-governador e o vice-governador Raul Henry, presidente estadual da sigla, serem alijados do comando do diretório estadual.

Nas tratativas estariam também a candidatura de Jarbas a senador e o futuro da aliança com o PSB. Seria assegurada a Jarbas a postulação majoritária, mas não pela Frente Popular e sim pelo bloco de oposição que está se formando, reunindo PTB, PSDB, DEM, PPS e insatisfeitos do PSB – o que seria praticamente a reedição da antiga União Por Pernambuco, aliança que governou o Estado junto com Jarbas entre 1999 e 2006.

PMDB, PSB, PT

A justificativa para esse descolamento do PMDB do PSB seria a reaproximação dos socialistas com o PT, fato que é negado em público por lideranças socialistas, mas é reforçada pela afinidade programática e política demonstrada pelos dois partidos com a agenda de reformas do governo Temer.

Nesta quarta (30), a assessoria do presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), negou que esteja em curso uma intervenção no diretório peemedebista em Pernambuco. Mas lideranças nacionais do PMDB admitem que nesse impasse entre os Coelhos e o PSB o partido teria melhores condições políticas de receber FBC e seu grupo que o DEM, outra legenda que corteja os insatisfeitos do PSB.

Últimas notícias