História

Governador institui colegiado para organizar comemorações do bicentenário da Revolução de 1817

Celebração será marcada por série de eventos em Pernambuco

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/03/2015 às 14:58
Roberto Pereira/Divulgação Governo do Estado
Celebração será marcada por série de eventos em Pernambuco - FOTO: Roberto Pereira/Divulgação Governo do Estado
Leitura:

A Revolução de 1817, cujo bicentenário será comemorado daqui a dois anos, foi o destaque de um evento realizado nesta terça-feira (10) no Palácio do Campo das Princesas. Por meio de um decreto, o governador Paulo Câmara (PSB) instituiu uma comissão para coordenar os trabalhos de celebração dos 200 anos do movimento pernambucano que prenunciou a Independência do Brasil.

O colegiado planejará uma série de eventos até 6 de março de 2017, quando serão comemorados os 200 anos da Data Magna. Entre as ações: atos comemorativos, publicações e exposições.  "As comemorações do bicentenário de 1817 darão aos pernambucanos e aos brasileiros a oportunidade de aprofundar reflexões sobre o valor do idealismo, dos direitos humanos, das conquistas democráticas e da afirmação da soberania nacional", discursou Paulo Câmara.

A Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução de 1817 é formada por representantes das secretarias estaduais da Casa Civil (que coordenará o grupo), Cultura e Educação; Prefeitura do Recife; Assembleia Legislativa; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); Academia Pernambucana de Letras (APL); Ministério da Cultura (Minc) e Comitê Pernambuco 2017. Cada órgão indicou dois membros.      

José Luiz Mota de Menezes, presidente do IAHGP, falou em nome dos demais membros da comissão. "A data de 6 de Março constrói a história de Pernambuco", disse.         

HISTÓRIA

O movimento de libertação contra a opressão da Corte Portuguesa foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários, inspirados pelas ideias iluministas, instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição que garantisse os direitos dos cidadãos, a exemplo da igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e de imprensa.

A revolução conseguiu reunir representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, como religiosos, militares e intelectuais, que, juntos, desejavam a emancipação política e a implantação de um governo republicano.        

Dois meses após seu estopim, o movimento foi sufocado pelas tropas da Coroa Portuguesa, que cercaram a cidade do Recife por terra e mar, culminando na prisão e morte de seus líderes. Mesmo derrotada, a revolução perpetuou ideias e colaborou com a Independência do Brasil, proclamada apenas cinco anos depois do levante pernambucano. Em 1917, no centenário da Data Magna, foi feriado nacional.   

Últimas notícias