eleições 2016

Eleição em Ipojuca será realizada em abril

Detalhes sobre o pleito só serão definidos em 24 de janeiro

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 16/12/2016 às 17:55
Foto: Divulgação
Detalhes sobre o pleito só serão definidos em 24 de janeiro - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) informou, hoje, que a data da nova eleição de Ipojuca será em abril de 2017. Os detalhes sobre o novo pleito serão definidos no dia 24 de janeiro, quando o Pleno do TRE-PE fará a primeira reunião do ano. Além de Ipojuca, o município de Belo Jardim não terá o candidato mais votado em outubro, o atual prefeito João Mendonça (PSB), diplomado na próxima segunda-feira (19). Nos dois casos, o presidente da Câmara Municipal de cada cidade assumirá interinamente as prefeituras. 

No caso de Ipojuca, o candidato mais votado, Romero Sales (PTB), teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE). Já em Belo Jardim, o prefeito teve as contas doano de 2001, do seu primeiro mandato, rejeitadas. A candidatura doi indeferida pelo pleno do TRe-PE e o recurso aguarda julgamento no TSE. A previsão é que entre em pauta na próxima segunda (19).

"Nós temos um plano atraçar. Na primeira semana de janeiro, vamos trazer esse plano para a eleição de Ipojuca. Ela deverá ocorrer no mês de abril. Haverá uma pauta pronta para ser julgada pelo pleno e em abril nós estaremos fazendo essa eleição", disse o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva.

A portaraia 1078, de 20 de outubro de 2016, do Tribunal Superior eleitoral (TSE), determina as datas das eleições suplementares. Para abril, a data escolhida pelo TSE foi o dia 2. Caso a candidatura de Belo Jardim também seja indeferida e o TSE determine novas eleições, o TRE-PE deverá aproveitar a mesma data de abril para realizar o pleito. 

OUTROS MUNICÍPIOS

Outros 12 municípios - Cabrobó, Jataúba, Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Dormentes, Gravatá, Ipubi e Riacho das Almas - ainda aguardam decisão do TSE sobre os candidatos mais votados. O TRE-PE deferiu a candidatura de todos, porém há recursos contrários às decisões no TSE.

Últimas notícias