Procuradoria de Justiça

Francisco Dirceu vai comandar o Ministério Público do Estado

O governador Paulo Câmara (PSB) optou pelo segundo nome da lista tríplice enviada pelos membros do MPPE

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/01/2017 às 19:05
Roberto Pereira/Divulgação
O governador Paulo Câmara (PSB) optou pelo segundo nome da lista tríplice enviada pelos membros do MPPE - FOTO: Roberto Pereira/Divulgação
Leitura:

O promotor Francisco Dirceu Barros, 50 anos, com atuação no momento em Garanhuns e professor da Escola Judiciária Eleitoral, vai comandar o Ministério Público de Pernambuco por dois anos. Ele foi escolhido para o cargo pelo governador Paulo Câmara (PSB) na tarde desta quarta-feira (4/1), embora tenha ficado em segundo lugar na votação feita pelos membros do MPPE. O mais votado foi o promotor José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, 42 anos.

Dirceu era do grupo da situação, apoiava a atual gestão do MPPE, e já foi recebido na tarde desta quarta pelo governador Paulo Câmara. Deve tomar posse em meados de janeiro. "O Ministério Público Estadual tem um papel fundamental na defesa dos interesses da sociedade e do Estado. Cito, por exemplo, a participação do MPPE no Programa Pacto Pela Vida, no apoio ao combate à violência e à criminalidade", disse o governador Paulo Câmara, em nota divulgada por sua assessoria.

Desde o governo Miguel Arraes havia uma tradição de nomear procurador-geral de Justiça o mais votado pela classe. Eduardo Campos, no primeiro governo, fez diferente, optando pelo segundo colocado. Francisco Dirceu obteve 192 votos, enquanto José Paulo, 209. 

"Francisco Dirceu Barros é mestre em Direito (Ordem Jurídica Constitucional), especialista em Direito Penal e Processo Penal, professor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) no curso de pós-graduação em Direito Eleitoral, professor de dois cursos de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, com experiência em cursos preparatórios para concursos do Ministério Público e Magistratura, lecionando as disciplinas de Direito Eleitoral, Direito Penal, Processo Penal, Legislação Especial e Direito Constitucional. Dirceu exerceu as funções de promotor de Justiça Criminal e da Justiça Eleitoral. O novo procurador de Justiça é escritor com 67 livros jurídicos publicados", informa o governo.

 

Últimas notícias