Judiciário

Mulheres ocupam menos de 20% das cortes da Justiça eleitoral

Levantamento foi realizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/03/2017 às 18:33
Guga Matos/JC Imagem
Levantamento foi realizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Na Justiça eleitoral as mulheres ainda são minoria, não chegam a representar um quinto das cortes, mostra um levantamento feito pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, Delmiro Dantas Campos Neto. No Estado, dos dez membros do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (cinco titulares e cinco suplentes), apenas duas são do sexo feminino. Há estados com maior participação, como o Mato Grosso do Sul e o Pará, onde há três desembargadoras.

“O percentual de 19,39% foi encontrado levando em consideração o número de integrantes de cada corte eleitoral, ou seja, sete titulares e sete substitutos”, explica o responsável pelo levantamento. Ele lembra que o apurado é referente ao dia 8 de março de 2017, uma vez que há uma temporariedade dos membros.

Duas desembargadoras compõem a corte pernambucana

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco já teve em sua composição a desembargadora Alderita Ramos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e a desembargadora Margarida Cantarelli, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, já aposentadas. Na composição atual tem as desembargadoras Érika Ferraz (titular) e Fernanda Menezes (substituta), da classe dos juristas.

O TSE tem três ministros do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois ministros da Classe dos Juristas (advogados). 

 

Últimas notícias