greve geral

Centrais sindicais prometem paralisação total nesta sexta

Vários trabalhadores vão parar o serviço ao longo do dia e o ato maior está programado para as 15h

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 27/04/2017 às 11:59
Foto: Marcela Balbino/Editoria de Política
Vários trabalhadores vão parar o serviço ao longo do dia e o ato maior está programado para as 15h - FOTO: Foto: Marcela Balbino/Editoria de Política
Leitura:

Centrais sindicais de vários segmentos prometem fazer uma grande paralisação nesta sexta-feira (28) na greve geral. Nove representantes de entidades sindicais se reuniram na manhã desta quinta-feira (27) para passar as coordenadas da mobilização que acontece na sexta. A manhã será marcada por paralisações e panfletagem em portas de garagens de ônibus, nos metrôs e em áreas de grande circulação. Às 14h, as centrais que estão puxando o ato se reunirão na Praça do Derby e às 15h, terá início a caminhada ao longo da Avenida Conde da Boa Vista.

>>> Veja quais categorias paralisam atividades na greve geral desta sexta

>>> TRT obriga motoristas de ônibus a colocar 50% da frota nas ruas

>>> TRT ordena que metroviários garantam, pelo menos, 30% da frota durante paralisação

Nas falas, os representantes tentaram dissociar a mobilização do caráter político partidário e centram os ataques ao presidente da República Michel Temer (PMDB) e as reformas por ele propostas, em especial a trabalhista e a Previdenciária. A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta (26) texto-base que muda relações entre empregador e empregado, em uma preliminar para a votação da reforma da Previdência.

Dezenas de categorias já confirmaram que vão paralisar as atividade: professores, metroviários, rodoviários. No setor de transporte, o governo tenta garantir que 50% da frota circule

"A greve neste momento já é vitoriosa, porque toda sociedade pernambucana está pulsando esta informação. Nós teremos atos em mais de 30 cidades de Pernambuco. Inclusive muitos municípios do interior terão ponto facultativo em razão da grande mobilização para greve", afirmou Paulo Rocha, vice-presidente da CUT-PE. 

Sobre o engajamento da população, num dia em que os serviços de transportes devem estar paralisados ou reduzidos, o presidente da Nova Central Sindical, Israel Torres, diz que estão sendo feitas panfletagens para explicar o motivo da greve geral.

"É importante salientar que a cada dia que estamos fazendo a divulgação a gente sente a adesão da população, porque não é brincadeira o que querem fazer com a classe trabalhadora não existe. Só aqui no Brasil e com esse Temer", disse.  

POLÍTICOS

Os deputados que votaram a favor das reformas devem ter os rostos ou os nomes expostos durante a manifestação. 

Várias centrais já publicizaram a foto dos deputados e vão voltar a expô-las durante o ato. 

Últimas notícias